A solenidade contou com as presenças das autoridades: vereador Júlio Brizzi (PDT), deputado estadual Queiroz Filho, secretária-adjunta de Saúde, Aline Gouveia; segunda vice-presidente da CMFor, vereadora enfermeira Ana Paula; presidente da Comissão de Saúde da CMFor, vereadora Cláudia Gomes; vereadores Paulo Martins e Lúcio Bruno. Foto: André Lima/CMFor.

A Câmara Municipal de Fortaleza, durante sessão solene realizada nesta terça-feira (1º) outorgou a Medalha Dr. Periguary de Medeiros à Dra. Ana Estela Fernandes Leite, secretária de Saúde de Fortaleza.

A comenda foi proposta pelo vereador Júlio Brizzi (PDT), através do requerimento 639/2021, aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. Conforme a justificativa do parlamentar, a requisição está de acordo com os termos do artigo 7° da Resolução 1.669, de 17 de dezembro de 2020, sendo a homenageada merecedora do reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à cidade de Fortaleza. A solenidade foi conduzida pelo presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT).

Em sua saudação à homenageada e aos presentes, o vereador Júlio Brizzi disse que a solenidade não teve uma mobilização maior devido os protocolos de saúde. Ressaltou que a entrega da Medalha, nada mais é que o reconhecimento da história e do trabalho da homenageada em prol dos fortalezenses. ”Ela se destaca por estar a frente da Saúde num momento que dos mais difíceis, de crise da saúde. Nada melhor que Fortaleza ter pessoas abençoadas e competentes para liderar esse processo como a senhora”, disse.

”Ela veio do sertão de Quixeramobim, filha de seu Agrimar e dona Leonor, que é professora. Num esforço grande saiu do sertão do Ceará e na Capital, aos 18 anos, foi aprovada no vestibular de Medicina na UFC no sexto lugar. Logo depois aos 19 anos foi mãe e pela formação veio se destacando. Formou-se pediatra, trabalhou em UTI neonatal. Em 2004 foi aprovada em concurso para servidora do município, começou nos postos e em 2007 foi chamada para a gestão, fazendo um trabalho de inovação. Pela seriedade do seu trabalho ela é merecedora desse reconhecimento. Ela é mais que a servidora, mas um exemplo de esperança para as pessoas que acreditam num mundo melhor! Nada mais justo que essa Casa homenageá-la num momento simbólico para essa cidade. Muito feliz por esse reconhecimento de sua história e de seu trabalho. Parabéns e muito obrigado!” pontuou o vereador Júlio Brizzi.

 História Dr. Periguary 

Após receber a medalha e o certificado da mesma, a Dra. Ana Estela Fernandes Leite saudou seus familiares e os servidores que representam a Secretaria de Saúde de Fortaleza. ”Muito me honra estar aqui nessa noite tão especial, recebendo uma homenagem extremamente relevante para a saúde. A representação dessa medalha é um resgate da história do Dr. Periguary. Essa Medalha homenageia esse médico que tem trabalhos prestados ao país. Para mim, essa homenagem é um, fruto da confiança que o prefeito José Sarto me concedeu quando há um ano me incluiu no seleto grupo primeiro escalão, delegando a mim a missão de cuidar da saúde de nossa cidade, em meio a uma das maiores crises sanitárias que nossa geração já experimentou”, afirmou.

Ana Estela ressaltou que a gestão da secretaria da saúde é uma das missões da sua vida. ”Além de uma retribuição do investimento do Estado pela formação de médica em uma universidade pública. Minha palavra de gratidão as minhas origens. Meu pai, homem simples, de inteligência rara e grande incentivador, pois me fez acreditar que eu era capaz e que poderia ser a melhor se eu assim quisesse. Minha mãe, minha primeira educadora, com quem aprendi a necessidade da busca de excelência em tudo que faço”, destacou.

No final ela compartilhou a honraria com toda equipe de colaboradores, que segundo ela vem sendo formada desde a gestão da Dra. Joanna Maciel. ”Essa equipe foi constituída em critérios técnicos, humanistas e meritocráticos, buscando promover uma cidade mais saudável. Essa equipe é responsável pelos trabalhos que entregamos a Fortaleza e essa medalha dedico a cada servidor da Secretaria de Saúde e me comprometo a fazer mais e melhor!”, finalizou.

Em seguida, o presidente Antônio Henrique reafirmou que a honraria é o reconhecimento pelos serviços e todo trabalho prestado por Ana Estela à cidade, ”desde sua formação como médica e exercício de sua profissão e agora como secretária de saúde. Essa honraria que foi proposta pelo Julio Brizzi teve aprovação de todos os 43 vereadores dessa casa. Receba, portanto, como uma homenagem dos mais de 2 milhões e 600 mil fortalezenses, pois essa casa representa o povo. O Prefeito Sarto acertou em convidá-la para essa missão. E a saúde está muito bem conduzida, é uma homenagem justa. Receba o nosso abraço, leve a medalha para casa, mas mais do que isso, leve o reconhecimento dessa Casa e do povo de Fortaleza,” concluiu.

A Mesa Solene contou com as presenças das seguintes autoridades: vereador Júlio Brizzi (PDT), deputado estadual Queiroz Filho; secretária-adjunta de Saúde, Aline Gouveia; segunda vice-presidente da CMFor, vereadora enfermeira Ana Paula; presidente da comissão de Saúde da CMFor, vereadora Cláudia Gomes. Participaram ainda da solenidade os vereadores Paulo Martins e Lúcio Bruno.

Perfil 

A doutora Ana Estela Leite é médica formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com residência em Pediatria no Hospital Infantil Albert Sabin e especialista em Pediatria e Medicina Intensiva Pediátrica. Também possui especialização em Gestão Hospitalar e Organizações de Saúde pela UFC e em Auditoria para Profissionais de Saúde pela mesma universidade; é Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual do Ceara (UECE).

Servidora municipal, admitida na Prefeitura Municipal de Fortaleza em 2004, através de concurso publico, tendo exercido funções médicas como pediatra na Atenção Básica, de gestão no Instituto Dr. José Frota e na Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza como Coordenadora Geral das Regionais de Saúde e Secretaria Adjunta. Atualmente ocupa o cargo de Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza.

Fonte: Câmara Municipal de Fortaleza.