Projeto-piloto do Parada Segura localizado na Avenida 13 de Maio, bairro de Fátima. Foto: Divulgação.

Nesta quinta-feira (10), o prefeito José Sarto (PDT) recebeu membros da embaixada sueca no Brasil para tratar de uma parceira da Prefeitura de Fortaleza com o Instituto Sueco na efetivação do programa Parada Segura.

O primeiro equipamento do projeto-piloto, localizado no Bairro de Fátima, deve ser entregue ainda neste mês de fevereiro. Após a implantação dos primeiros nove equipamentos, os órgãos responsáveis farão uma avaliação do funcionamento para a ampliação.

A iniciativa prevê, até o final da gestão, a construção de 200 pontos de ônibus com acessibilidade, iluminação, internet gratuita e videomonitoramento, além de ações de segurança cidadã para garantir segurança aos usuários de transporte público.

De acordo com o chefe do Executivo municipal, nove estruturas do programa Parada Segura serão implantadas em fase piloto. Ele destacou que o encontro foi fundamental para fortalecer a parceria e até expandi-la para outras áreas, como resíduos sólidos e inovações tecnológicas.

Também queremos ampliar a parceria para o manejo de resíduos sólidos. A Suécia possui uma longa história e expertise nesse assunto“, afirmou Sarto.

Conforme o presidente da Citinova, Luiz Alberto Sabóia, o Parada Segura foi uma das promessas de José Sarto, enquanto candidato à Prefeitura, cuja parceria para a implantação é fundamental.

Iniciamos um diálogo com os representantes da Suécia para trazer as melhores práticas para o contexto de Fortaleza. Tecnologia, mobilidade urbana, segurança viária e resíduos sólidos são temas que podem dar frutos para a cidade com essa nova relação”, salientou Luiz Alberto.

O cônsul-honorário da Embaixada da Suécia no Ceará, Marcos Aurélio Soares de Castro, frisou que a expectativa é que este seja o primeiro projeto entre tantos que possam surgir.

O ministro conselheiro da Embaixada está testemunhando o que a cidade tem a oferecer, de modo que possamos interagir. Ao longo de 20 anos, temos feito iniciativas positivas e a Suécia tem sido uma parceria importante. Não apenas receber, mas também trocar valores e produtos e desenvolver grandes planos“, disse Soares.

O projeto é coordenado pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova) em parceria com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Secretaria de Infraestrutura (Seinf), Secretaria da Gestão Regional (Seger) e da Secretaria da Segurança Cidadã (Sesec).