Vereador Ronaldo quer um novo mandato de deputado federal. Foto: CMFor.

O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense, nesta quarta-feira, 23 de fevereiro, começou comentando a decisão da 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 5° Região (TRF-5), sediado em Recife, anulando, por unanimidade, a busca e apreensão feita pela Polícia Federal em dezembro de 2021 no apartamento do presidenciável Ciro Gomes (PDT), em Fortaleza, a pedido do delegado da PF, presidente do inquérito que investiga possíveis desvios de recursos nas obras do Estádio Castelão, uma das sedes da Copa do Mundo de 2014.

Na época do pedido de busca e apreensão, o Ministério Público Federal manifestou-se de forma contrária à decisão de permitir que a PF cumprisse os mandados. A manifestação foi assinada pelo procurador da República, Luiz Carlos Oliveira Júnior.

“A eficácia da medida ora pretendida pela autoridade policial exige a contemporaneidade dos fatos supostamente criminosos praticados, o que não se verifica”, disse o representante do Ministério Público.

Apesar da posição contrária do Ministério Público Federal (MPF), o juiz Danilo Dias Vasconcelos de Almeida, da 32ª Vara Federal Criminal no Ceará, acatou o pedido.

Edilberto Ponte, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE/CE), é o atual presidente do Instituto Rui Barbosa, braço cultural e de estudos dos tribunais de contas do Brasil. A posse de Edilberto foi na terça-feira (22) e, na ocasião, foi assinado um acordo com o presidente do TCE/CE, Valdomiro Távora, para ser instalada no Ceará uma sede do Instituto. Edilberto é atual vice-presidente da Corte estadual de contas.

Ronaldo Martins (Republicanos), vereador de Fortaleza, já está usufruindo das benesses de estar na base governista. As últimas informações dão conta de que ele tem levado obras para localidades onde poderá receber votação para deputado federal. Só ainda não se tem notícia de um acerto do PDT sobre quais os candidatos que emprestará ao Republicanos, na disputa à Câmara dos Deputados, com o objetivo de ajudar o partido a somar mais de 200 mil votos, e eleger Ronaldo, talvez o nome a ter a maior votação na agremiação.

Na próxima semana, no dia 03 de março, começa o período da chamada Janela Partidária, a partir de quando os deputados poderão trocar de partidos sem sofrer as consequências da Lei da Fidelidade Partidária.

O Tribunal Superior Eleitoral está sob nova direção, desde terça-feira (22) à noite, com a posse dos ministros Edson Fachin, na presidência, e Alexandre de Moraes na vice-presidência.  O discurso de posse de Fachin atendeu à curiosidade dos observadores políticos, posto o clima não tão amistoso do presidente Jair Bolsonaro (PL) com a Corte, notadamente com o presidente empossado e, mais especialmente, com Moraes, o responsável final pelo comando das eleições deste ano.

Moraes assume a presidência do TSE no dia 16 de agosto, quando vai acabar o mandato presidencial de Fachin, pois, neste período, estará deixando a Corte Eleitoral por ter cumprido seu período institucional. Os ministros só podem ficar no TSE por dois mandatos de dois anos.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o ex-juiz federal e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro (Podemos), ambos pré-candidatos à presidência da República, chegaram a admitir, na terça-feira (22), abrirem mão da disputa em favor de outro nome com melhores condições de implodirem a polarização existente entre o presidente Bolsonaro e o ex-presidente Lula.

O jornalista Edison Silva, apresentador do noticiário, não acredita que eles estejam falando sério. Ambos creem em chances de mais à frente chegarem às posições competitivas, o que não é demonstrado agora. Enquanto isso, no PSDB, prossegue a campanha contra a postulação de Doria à Presidência da República. A última notícia fala-se de um movimento dos ex-presidentes nacionais da sigla, incluindo o senador Tasso Jereissati, cobrando um posicionamento do governador paulista sobre o não deslanchar da sua candidatura.

Randolfe Rodrigues (Rede), senador pelo Amapá, desistiu de ser candidato a governador do estado e vai trabalhar na coordenação da campanha presidencial de Lula. Randolfe abriu mão da dissidência na Rede Sustentabilidade, que está mais próximo de Ciro Gomes, inclusive tinha o nome de Marina Silva como candidata à vice-presidente do cearense. Ela, recentemente, abdicou da posição, mas atuará como consultora da campanha de Ciro na área do Meio Ambiente.

Na terça (22), Lula confirmou o nome do senador Randolfe na coordenação da campanha e pediu a compreensão da população do Amapá.

O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense vai ao ar de segunda a sexta, das 11h45 às 12h15, logo após o programa “É Tempo de Bola”.​

Assista ao programa desta quarta-feira (23/02):