Lula ao lado de Paulo Câmara e João Campos durante encontro realizado em 2021. Foto: Ricardo Stuckert/PT.

O Programa Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense, desta quinta-feira (10), destacou o entrave na criação de uma Federação Partidária entre o PSB e PT, como noticiado pelo Jornal O Globo.

As siglas mantêm divergências entre o candidato que concorrerá ao governo de São Paulo. Os petistas querem apresentar Fernando Haddad como nome ao Palácio dos Bandeirantes, enquanto os socialistas desejam lançar Márcio França. No momento, PSB está dividido quanto à parceria.

Alguns governadores, como Flávio Dino, do Maranhão, e Paulo Câmara, de Pernambuco, são favoráveis à Federação. Já França, João Campos (prefeito de Recife), e o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, discordam.

O Supremo Tribunal Federal (STF), na quarta-feira (09), decidiu pela constitucionalidade da Lei que cria a Federação de Partidos – Lei 14.208/2021. Os ministros da Suprema Corte fixaram o dia 31 de maio como data limite para o registro das Federações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), ainda no fim de 2021, ingressou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) questionando a lei.

A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou, na sessão desta quinta-feira (10), o reajuste de 22,24% para os professores da rede municipal de ensino. No final de 2021, a Casa já havia aprovado um outro aumento de 11% para todos os servidores municipais, incluindo os da Educação.

O ex-presidente Lula (PT) reclamou pelo fato do presidente Jair Bolsonaro (PL) não fazer referências aos governos petistas ao inaugurar partes da obra de transposição de águas do Rio São Francisco. As falas se deram numa entrevista de Lula a uma rádio de Pernambuco.

O Programa Blog do Edison Silva é transmitido de 11h45 às 12h15, de segunda a sexta-feira, logo após o “É Tempo de Bola”, na Rádio Assunção Cearense (AM-620).

Assista ao programa desta quinta-feira (10/02):