Juvêncio Vasconcelos Viana. Foto: TCE/CE.

O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense abordou nessa sexta-feira, 18 de fevereiro, a disputa pelas vagas de desembargador abertas no Tribunal de Justiça do Ceará.

O comentário de que o advogado Juvêncio Vasconcelos Viana, ex-procurador-geral do Estado do Ceará, de ter desistido de disputar uma vaga, na parte do quinto constitucional, aliviou alguns desembargadores que não gostariam de votar nele para compor a lista tríplice que será organizada, após a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) apresentar sua relação de seis nomes para cada vaga.

Esses desembargadores torciam para que a OAB, pelo seu critério de escolha dos candidatos o eliminasse na primeira fase da escolha, para evitar constrangimento.
Essa disputa pelas duas vagas é grande. O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) conseguiu aumentar em mais 10 vagas para desembargador no ano passado, chegando a 53, e duas são do quinto constitucional.

O PSD/CE está apostando que será Roberto Cláudio (PDT) o candidato do grupo governista ao Governo do Ceará na disputa deste ano. Na semana passada, quando de encontros feitos pelo ex-prefeito de Fortaleza nos municípios de Quixeramobim e outros da vizinhança, lá estavam quase todos os prefeitos daqueles municípios, por orientação de Domingos Filho, presidente estadual do partido.

Aliás, a sigla trabalha com determinação, a indicação do deputado federal Domingos Neto para vice-governador na chapa do Governo. A vice-governadora Izolda Cela (PDT) assume o comando do governo estadual no próximo mês de abril.

Os pretendentes ao cargo de presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, cuja eleição acontecerá em dezembro, terão que esperar, mesmo a contragosto, para só a partir de novembro o prefeito José Sarto (PDT) e outras lideranças do esquema governista, posicionaram-se sobre a sucessão na Câmara. É que qualquer sinalização agora, poderá ter algum reflexo na eleição de outubro próximo, tamanha a importância do colégio eleitoral que é Fortaleza.

Ademais, em respeito ao atual presidente Antônio Henrique (PDT), não é interessante qualquer estímulo das lideranças governistas à sua sucessão pelo consequente esvaziamento que sofreria e as complicações que seriam produzidas para o seu projeto de ser eleito deputado estadual.

Praticamente todo candidato majoritário, sobretudo ao cargo de Presidente da República, quer ser apresentado como candidato dos evangélicos. De fato as Igrejas Evangélicas cresceram muito e parte delas está representada nas casas legislativas por seus fiéis.

Neste ano, a disputa maior pelo quinhão dos eleitores evangélicos está entre Bolsonaro, Lula e Sérgio Moro. Ciro Gomes também andou buscando espaço nesse universo, ao ter o Cabo Daciolo (PDT) como um dos seus eleitores e com ele ter participado de culto, em Fortaleza, no templo do deputado estadual Apóstolo Luiz Henrique (Progressistas).

Diariamente, os grandes jornais brasileiros destacam investidas de candidatos ao segmento evangélico. Na política de um passado recente, esse assédio de políticos era feito ao universo da Igreja Católica, daí a quantidade de padres que exerceram mandatos. Aliás, o último aqui no Ceará a ter mandato foi Padre José Linhares. Bolsonaro parece que tem a maior fatia dos evangélicos, mas sente-se ameaçado e está querendo medir a sua força.

O deputado estadual Fernando Hugo (PP) usou a tribuna da Assembleia Legislativa, na quarta-feira (17), para falar sobre um assunto que merece a atenção da sociedade cearense e até brasileira.

Dr. Hugo falou sobre os critérios de criação de faculdades de Medicina particulares no Ceará que não têm hospital escola, tão importante para a formação desses profissionais e o resultado é que tem médico que se forma sem nunca ter examinado um paciente. O deputado ressaltou que os profissionais antigos conseguem saber o que o paciente tem através de um olhar, de uma conversa, enquanto esses médicos só conseguem dar um diagnóstico quando pedem vários exames clínicos. O deputado fez questão de dizer que a situação é diferente nos hospitais inaugurados pelo Governo do Estado, os últimos nos municípios do Crato, Quixeramobim e Crateús.

O ex-presidente Lula (PT) animou a política cearense com a entrevista concedida na quarta-feira (17), no fim da manhã, à Rádio Progresso FM, de Juazeiro do Norte.

Ele, com poucas palavras desautorizou qualquer movimento contra a aliança do PT com o PDT para sucessão estadual, com a autorização pública dada a Camilo Santana para fazer os acertos políticos, convenientes ao Estado. Isso ele já havia dito no ambiente fechado, quando esteve com o próprio Camilo e o senador Cid Gomes, no ano passado, no Palácio da Abolição. O jornalista Edison Silva enfatizou que essa manifestação do ex-presidente Lula cala de vez os deputados federais Luizianne Lins e José Airton que se insurgem contra a aliança do PDT com o PT sobretudo porque eles perdem espaço para suas reeleições.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) já está no Brasil. Ele desembarcou no Rio de Janeiro, como nós aqui havíamos registrado, para sobrevoar a parte do município de Petrópolis/RJ, mais afetada pela forte chuva que matou mais de uma centena de habitantes da cidade e deixou inúmeras famílias desabrigadas. Na coletiva à imprensa, imediatamente após o desembarque, ele falou sobre a atenção do Governo em relação à tragédia que enlutou aquele município carioca e depois deu detalhes sobre a viagem que acabou de fazer a Rússia e Hungria.

O deputado estadual André Fernandes (Republicanos), defensor de Bolsonaro, publicou um vídeo em que aparece sendo vacinado contra a Covid-19. Ele estava impedido de entrar no prédio da Assembleia por não estar vacinado. O apresentador do noticiário lembrou que ainda não foi tornado público o resultado ou o curso da investigação sobre o atentado que o deputado disse ter sofrido perto do município de Solonópole, quando viajava para participar de um evento com o presidente Bolsonaro, no município de Jati, no Ceará.

O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense vai ao ar das 11h45 às 12h15, logo após o programa “É Tempo de Bola”.​

Assista ao programa desta sexta-feira (18/02):