Moroni escolhe partido para se candidatar a deputado federal. Foto: CMFor.

A onda de indefinição do quadro nacional da política foi um dos assuntos do Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense nesta quinta-feira, 17 de fevereiro.

O universo de especulações tomou de conta nas últimas horas e uma delas, que ganhou corpo, é a de que o ex-senador Eunício Oliveira (MDB), hoje trabalhando para garantir votos que o eleja deputado federal, seria o primeiro suplente de senador na chapa do governador Camilo Santana (PT).

Mas emendando essa especulação, o ex-senador estaria negociando com Camilo a vaga de primeiro suplente para o seu filho, Rodrigo Oliveira, que vez por outra, é apontado como candidato a deputado federal. Foi assim quando Eunício disputou o Governo do Estado contra o próprio Camilo, e depois, quando disputou o segundo mandato de senador, em 2018.

Se viesse a acontecer de o filho de Eunício ser suplente de Camilo, o MDB teria que estar coligado com o PT e o PDT, que o ex-senador tem como adversários e alguns até como inimigos, já que Eunício os responsabiliza pela derrota dele no segundo mandato para senador.

Essas são especulações e elas devem acontecer até a realização das convenções partidárias, entre 20 de julho e 5 de agosto deste ano, que vão deliberar sobre as coligações e escolhas de candidatos e candidatas à Presidência da República e governos dos Estados.

O ex-deputado federal Moroni Torgan, nome presente em todas as últimas eleições no Ceará, tanto como candidato à Câmara dos Deputados quanto candidato a prefeito de Fortaleza, terminando por ser vice-prefeito da capital cearense, no segundo mandato de Roberto Cláudio (PDT), quer ser novamente deputado federal, mas não sabe por qual partido, embora esteja no União Brasil, por força da fusão entre o DEM e o PSL.

Mas ele só ficará no União Brasil se este ficar sob o comando do senador Chiquinho Feitosa. Se o União Brasil ficar com a Capitão Wagner, Moroni vai procurar um novo partido dentro do arco da aliança governista no Estado. Portanto, é provável que ele venha a se filiar ao PDT, no caso do União Brasil ficar sob o comando de Wagner.

A propósito, o deputado federal Capitão Wagner, ainda presidente do PROS no Ceará, anunciou em suas redes sociais que está credenciado pelo União Brasil a reunir eleitores interessados em ingressar no novo partido, que ele insinua já está sob seu comando. Oficialmente, porém, não há nada do União Brasil em relação ao Ceará, embora Luciano Bivar, hoje presidente do União Brasil, ainda quando era presidente do PSL prometeu a Wagner o comando do partido no Ceará.

O mercado de votos para deputado federal está difícil. Tem candidato novo preocupado por não encontrar colégio eleitoral para comprar. Os atuais deputados federais que têm preferência pelo fato dos prefeitos receberem e ainda têm esperança de receberem mais recursos de emendas parlamentares, estão cuidando de garantir os votos.

Deputados do PSD estão inquietos quanto à indefinição do senador Rodrigo Pacheco (PSD) sobre sua candidatura à presidência da República. O presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, inclusive, já conversa com outros pré-candidatos presidenciais a respeito de possíveis alianças. Foi preciso Kassab se reunir com sua bancada federal para “acalmar” seus comandados.

Nesta quinta-feira (17), aconteceu a última sessão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com Luís Roberto Barroso presidente da Corte. Ele será substituído por Edson Fachin, que fará sua primeira sessão, como presidente, na próxima terça-feira (22). Na quarta-feira (16), antes de ir para a Hungria, o presidente Jair Bolsonaro (PL), voltou a criticar os ministros do TSE.

A decisão do general da reserva e ex-ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, de desistir de assumir a diretoria-geral do Tribunal Superior Eleitoral – TSE causou surpresa e isto gerou especulações.

O preço dos combustíveis, como o gás de cozinha e gasolina, movimenta debates no Congresso Nacional. Duas matérias acerca do tema estavam na pauta do Senado e foram retiradas após um entendimento entre o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, e o da Câmara, Arthur Lira (Progressistas/AL).

O Programa Blog do Edison Silva é transmitido de 11h45 às 12h15, de segunda a sexta-feira, logo após o “É Tempo de Bola”, na Rádio Assunção Cearense (AM-620).

Assista ao programa desta quinta-feira (17/02):