Solenidade desta manhã (14) contou com a presença do ministro Tarcísio de Freitas e políticos aliados do presidente Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução/Instagram.

Em meio a divergências com parlamentares bolsonaristas no Ceará, os líderes do Partido Liberal (PL) no Estado, prefeito Acilon Gonçalves e deputado Júnior Mano, têm se aproximado cada vez mais do Governo Federal. Na semana passada, Acilon, prefeito do Eusébio, participou em Jati/CE de solenidade que contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro. Na manhã desta segunda-feira (14), o presidente estadual voltou a se fazer presente em evento do Poder Executivo nacional em Fortaleza, e desta vez teve lugar de destaque no palanque.

Acilon Gonçalves, até então um dos aliados dos irmãos Cid e Ciro Gomes (PDT), e do governador Camilo Santana (PT) no Estado, vem buscando se alinhar com as pautas do presidente Jair Bolsonaro, visando a manutenção de sua gestão à frente da presidência do PL. No sábado passado, o Blog do Edison Silva conversou com o presidente nacional da sigla, o ex-deputado Valdemar Costa Neto, que confirmou a permanência de Acilon na direção do partido no Ceará. Ele afirmou, porém, que uma das determinações da direção nacional é o apoio a uma eventual candidatura de Bolsonaro à reeleição em outubro próximo.

Alguns deputados bolsonaristas, porém, ainda não aceitam a permanência do grupo de Acilon Gonçalves no comando do PL, partido que Jair Bolsonaro se filiou em dezembro passado. O deputado estadual André Fernandes chegou a formatar toda uma chapa proporcional visando o fortalecimento da sigla durante as eleições deste ano. No entanto, o parlamentar acreditava que estaria no comando da agremiação, o que não se confirmou.

Na semana passada, quando esteve em solenidade com o presidente da República em Jati, Acilon Gonçalves não subiu ao palanque ao lado de Bolsonaro, mas foi citado algumas vezes por deputado federal Capitão Wagner (PROS) que abriu o evento.

Nesta segunda-feira (14), durante a entrega de 12 quilômetros de duplicação da BR-222, com a presença do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o dirigente compareceu e esteve no palco. No entanto, durante anúncio de seu nome, não foi aplaudido pelos presentes.

Além dele e do deputado federal Júnior Mano, que comandam o PL no Ceará, também compareceram à solenidade os também deputados federais Capitão Wagner, Dr. Jaziel (PL), Domingos Neto (PSD), Danilo Forte (PSDB) e Vaidon Oliveira (PROS). Deputados estaduais Soldado Noélio (PROS), Dra Silvana (PL) e os vereadores Carmelo Neto (Republicanos) e Inspetor Alberto (PROS) foram outros parlamentares que compareceram ao encontro.

Em suas falas, o ministro Tarcísio de Freitas destacou que diversas obras no Ceará estavam atrasadas, e que só estão sendo entregues na gestão do presidente Jair Bolsonaro. “Esta obra é fundamental para a logística, para o setor produtivo do Estado que precisa de infraestrutura. O Governo Bolsonaro está trazendo para os quatro cantos do Brasil”, disse.

O ministro destacou ainda a importância dos deputados da bancada cearense na busca de investimentos para o Ceará. Ele disse das dificuldades que os parlamentares enfrentam no meio político. “A vida de um deputado não é fácil. Tem que estar na base, correndo em todos os municípios, levando cesto de cobranças para Brasília. Correm atrás dos ministérios, tentam resolver problemas, um trabalho brilhante. A bancada do Ceará sempre esteve junto do Ministério da Infraestrutura. Se a gente está fazendo essa entrega é porque esses caras trabalharam muito”.

“É uma alegria estar aqui entregando empreendimento que vai ajudar o Estado do Ceará. Com essa obra teremos uma ligação lá do Porto de Fortaleza (Mucuripe) ao Porto do Pecém. A Transnordestina vai ser uma ferrovia que vai gerar e induzir outros empregos. Retomamos uma obra que estava há muito tempo parada. O Brasil será um grande canteiro de obras. A infraestrutura será uma alavanca para a geração de empregos. Quem acha que o Brasil vai ficar preso na armadilha do baixo crescimento, vai quebrar a cara. O Brasil está vocacionado para ser grande, para ser potência” – (Ministro Tarcísio de Freitas)

Duplicação

A duplicação de 12 quilômetros (km) é na BR-222/CE, em Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza. A rodovia é uma importante via de escoamento da produção local e de acesso aos Portos do Mucuripe e do Pecém.

A obra contou com investimento de R$ 247 milhões. Além da duplicação também foram construídas várias pontes, localizadas na pista atualmente existente: duas sobre o Riacho Ema; uma sobre o Riacho Cauípe; uma sobre o Riacho Tigre e alargamento da ponte já existente no local. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) vai trabalhar agora na duplicação de outro trecho também de 12 km, totalizando 24 km de rodovia duplicada, no trecho que vai do km 11 ao km 35 da BR.

Com informações da Agência Brasil.