Pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, vereador Ronaldo Martins celebra culto em Fortaleza. Foto: Reprodução/Instagram.

Já há alguns anos, o segmento dos evangélicos vem ascendendo no Brasil e se firmando como um dos setores mais atrativos para alguns políticos brasileiros, principalmente em períodos eleitorais. Em 2022 não será diferente e, no Ceará, já é perceptível a ida de caravanas de eventuais candidatos ao pleito deste ano em busca do voto das igrejas evangélicas.

Muitos desses políticos saíram exatamente dos templos religiosos e procuram, a cada período eleitoral, aumentar o tamanho da fatia de fiéis que deve apoiá-los durante o pleito. Outros, de tal modo, ao perceberem a fidelidade do voto evangélico, se aproximam deste setor da sociedade também em busca da vitória eleitoral.

A Assembleia Legislativa do Ceará tem o maior número de representantes eleitos com apoio do voto de igrejas, em especial, das evangélicas. Mas também têm aqueles que foram eleitos apoiados pelo voto da igreja católica. Os nomes mais representativos desses segmentos na Casa são: Apóstolo Luiz Henrique (PP), que preside a Igreja do Senhor Jesus em Fortaleza; Pastor David Durand (Republicanos), membro da Igreja Universal do Reino de Deus; e Dra. Silvana (PL), integrante da Assembleia de Deus.

Apesar de ter sido eleito na onda bolsonarista de 2018, o deputado estadual André Fernandes (PL) tem toda uma vivência na igreja evangélica, inclusive, é filho de pastor. Durante o mandato, o parlamentar fez questão de mostrar em suas redes sociais a proximidade com esse público, o que tem sido cada vez mais reforçado nos últimos meses.

O deputado Walter Cavalcante (MDB), por sua vez, é ligado a movimentos dentro da Igreja Católica.

Na Câmara Federal, o nome mais ligado aos evangélicos é o do deputado Dr. Jaziel, esposo de Dra. Silvana, também pastor da Assembleia de Deus. Capitão Wagner (PROS), por sua vez, tem se aproximado cada vez mais desse segmento, principalmente, após suas tentativas de eleições a cargo no Poder Executivo.

Alguns pretensos candidatos ao pleito deste ano, que atualmente são vereadores de Fortaleza, também têm inserção no meio religioso e buscam esses apoios em idas às mais diversas igrejas na Capital e Interior do Estado. O presidente da Câmara Municipal, Antônio Henrique (PDT), é um desses nomes, assim como Priscila Costa (PSC), Ronaldo Martins (Republicanos) e Jorge Pinheiro (PSDB).

Pretensos candidatos nas eleições deste ano com força junto ao eleitorado religioso: André Fernandes, Apóstolo Luiz Henrique, David Durand, Dra. Silvana, Walter Cavalcante, Antônio Henrique, Jorge Pinheiro, Priscila Costa, Ronaldo Martins, Capitão Wagner, Dr. Jaziel.