Fernando Santana (PT) é o autor da proposta. Foto: Reprodução.

Com a finalidade de instrumentalizar a atividade docente nas salas de aulas e em trabalho remoto, tramita na Assembleia Legislativa do Ceará Projeto de Indicação que cria o programa Aprendizagem na Cultura Digital no Estado do Ceará.

O texto da proposta 02/22, de autoria do deputado Fernando Santana (PT), estabelece a distribuição de notebooks, através da Secretaria de Educação, com acesso gratuito à internet para professores que integram a rede estadual de ensino.

Os notebooks serão doados aos professores, cabendo-lhes, exclusivamente, realizar a manutenção do equipamento.

No caso dos professores admitidos em caráter temporário que se encontram em atividade de docência nas escolas da rede pública estadual de ensino, a distribuição dos notebooks dar-se-á em regime de comodato.

De acordo com o autor da proposta, a propositura tem como principal objetivo fomentar a implantação da cultura digital de forma a permitir o uso da tecnologia como ferramenta para aprimorar o ensino e o aprendizado.

“Nosso intuito é levar a tecnologia digital para dentro do ambiente escolar, dando melhores condições e recursos de trabalho aos docentes, uma vez que não são raros os casos em que os professores usam recursos como vídeos e slides em sala de aula para explicação do conteúdo ministrado”, disserta o deputado.

Por se tratar de projeto de Indicação e, portanto, uma sugestão, cabe ao Governo Estadual, se acatar, enviar a proposta em forma de mensagem para a apreciação da AL.

Fonte: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.