Marcos Sobreira é filho de Mirian Sobreira, que foi secretária de Políticas Sobre Drogas do Governo do Estado. Foto: ALECE.

A questão das drogas ainda é um dos principais problemas do Ceará, contribuindo para os altos índices de violência do Estado.

Diante dessa realidade, o deputado Marcos Sobreira (PDT) apresentou projeto de Lei na Assembleia Legislativa defendendo a implantação de unidades do Centro de Referência Sobre Drogas do Ceará em todas as 14 regiões de planejamento, nos mais variados municípios cearenses.

De acordo com a proposta, o Poder Executivo poderá realizar campanhas de divulgação de modo a informar à população acerca da implantação dos Centros dispostos no artigo anterior. A matéria, de apenas quatro artigos, defende que as despesas para a implementação dos Centros de Referências Sobre Drogas do Ceará – CRD correrão por conta das dotações orçamentárias da Secretaria da Proteção Social, Justiça, cidadania, Mulheres e direitos Humanos – SPS.

Marcos Sobreira é filho da ex-deputada Mirian Sobreira, que foi a primeira secretária da Secretaria Especial de Políticas Sobre Drogas. Em justificativa, o parlamentar salienta que a expansão desse serviço vem ao encontro a uma política que enfatiza a importância da prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas e o atendimento de qualidade.

O Centro de Referência Sobre Drogas – CRD é um equipamento estadual de referência nas políticas sobre drogas, com serviços especializados, que busca favorecer a ampliação do acesso das pessoas em vulnerabilidade e com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas e seus familiares.

Tem como objetivo ofertar serviços voltados a prevenção, orientação, apoio, escuta qualificada, atendimento presencial e remoto, com atividades individuais e coletivas, acompanhamento e encaminhamentos.