Deputado Acrísio Sena tem levantado a bandeira em defesa da permanência de toda a Serra de Ibiapaba nos limites do Estado do Ceará. Foto: ALECE.

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) reuniu, de forma virtual, na tarde da última terça-feira (15)  os procuradores de alguns municípios da região da Ibiapaba. O objetivo foi alinhar as ações jurídicas de defesa dos interesses do Ceará em relação ao controle político reivindicado pelo Governo do Piauí sobre os municípios cearenses de Ipu, Granja, Viçosa do Ceará, Tianguá, Poranga, Ibiapina, Ipueiras, Ubajara, Croatá, São Benedito, Guaraciaba do Norte, Crateús, Carnaubal e Ipaporanga.

O deputado estadual Acrísio Sena (PT), que vem acompanhando a questão como presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa, informou que este foi um desdobramento da reunião ocorrida no início de novembro de 2021, “quando foi avaliada a necessidade imediata de que os municípios envolvidos entrem com uma petição conjunta para figurarem como ‘Amicus Curiare’ na ação do Ceará junto ao STF”.

A reunião contou com a participação da Procuradora-Geral, Camily Cruz, e da chefe da representação da Procuradoria-Geral do Estado do Ceará no Distrito Federal, procuradora Ludiana Rocha. Segundo o petista, o objetivo desse encontro com procuradores jurídicos das 14 prefeituras é um desdobramento de encontro que foi realizado com prefeitos no ano passado. A ideia é envolver os municípios na ação sobre os limites entre os estados do Piauí e Ceará que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF).

Acrísio Sena defende, agora, uma ampla campanha de unidade encabeçada pela Assembleia Legislativa, envolvendo todos os parlamentares da Casa e a sociedade civil organizada em defesa da região da Ibiapaba. “Enviei requerimento ao presidente da Assembleia, deputado estadual Evandro Leitão (PDT), solicitando a articulação de uma campanha publicitária que envolva parlamentares, instituições e toda sociedade em defesa da Ibiapaba, afinal, somos todos cearenses”, afirmou.