Tia Francisca (PL), Adriana Nossa Cara (Psol), Dr. Vicente (PT) e Danilo Ribeiro (Cidadania) participaram da reunião da Comissão de Educação. Foto: Érika Fonseca/CMFor.

A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal de Fortaleza aprovou, na manhã desta quinta-feira (24), a criação de uma cartilha de orientação aos pais sobre cuidados com o conteúdo da internet para seus filhos.

O projeto de Indicação nº 560/21, do vereador Julierme Sena (PROS), busca preparar os responsáveis para a nova realidade de consumo cada vez maior das informações digitais e novas tecnologias por parte de crianças e adolescentes.

De acordo com a proposta, a Prefeitura deverá confeccionar cartilha com linguagem simples e objetiva, podendo utilizar desenhos, com orientação aos pais sobre cuidados com o conteúdo da internet para seus filhos.

O material será distribuído gratuitamente em todos os órgãos públicos de saúde, também escolas, regionais, além de estar disponível para download nos dispositivos eletrônicos.

A cartilha deverá ser escrita por psicólogos, pedagogos e técnicos na área de tecnologia com informações sobre a internet, redes sociais e celulares de maneira simples e detalhada.

O texto deverá abordar a forma que os pais podem acompanhar o conteúdo acessado pelos seus filhos e a maneira de abordá-los de maneira compreensiva sobre o que os mesmos têm acompanhado nas redes sociais e na web em geral.

Julierme Sena (PROS) justifica: ”além de prática criminosa quanto acesso de informação, risco de pedofilia e outras questões, temos ciência que um filtro e um controle feito pelos pais é absolutamente necessário, pois não sendo assim, não poderemos sequer proteger as crianças. O engajamento do Poder Executivo municipal é primordial, tanto na conscientização, como no preparo e instrumentalização dos pais quanto ao controle dos filhos”.

Foi retirado de pauta o requerimento para realização de audiência pública sobre a regulamentação do ensino domiciliar no Município, nº 156/21, de iniciativa da vereadora Priscila Costa (PSC). A solicitação foi da vereadora Adriana, que pediu mais tempo de diálogo com a autora da matéria.

Fonte: Câmara Municipal de Fortaleza.