Camilo Santana durante entrevista coletiva na Assembleia Legislativa ao lado da vice, Izolda Cela, e de deputados. Foto: Miguel Martins.

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), participou da abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa e fez leitura da mensagem governamental aos deputados estaduais. O chefe do Poder Executivo criticou aqueles que têm negado a eficácia das vacinas contra a Covid-19, lamentando que o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), tenha incentivado ações negacionistas. Durante pronunciamento, ele também condenou ações daqueles que “se aproveitam da violência para se promover”.

Em seu pronunciamento, enquanto discursava sobre a redução de alguns índices de criminalidade no último ano, Camilo Santana destacou que os desafios para a área são muitos diante de uma problemática, que segundo ele, é nacional. “Trabalhamos forte para diminuir ainda mais os índices de criminalidade. Fazemos isso com muito esforço e coragem da nossa tropa, sem discurso fácil e sem demagogia de quem se aproveita do tema da violência para se promover”.

Essa parte do discurso de Camilo foi lida como uma mensagem a parlamentares de oposição, principalmente, ao pré-candidato a governador do Estado, o deputado federal Capitão Wagner (PROS), que tem a Segurança Pública como sua pauta principal.

Em entrevista coletiva, o governador do Estado respondeu sobre os próximos passos que deve dar, como a saída do Governo do Estado para tentar disputar a vaga de senador da República em outubro próximo.

Segundo disse, a data para tratar deste tema é abril próximo, quando encerra-se o prazo para que ele se desincompatibilize da função de governador do Estado. “Sempre tenho dito que eu e a Izolda, todos nós, fazemos parte de um projeto que não é pessoal. No momento certo estaremos decidindo, corrigindo erros, avançando. Reconhecendo que é preciso melhorar, avançar, corrigir. Eu faço parte desse projeto”, disse.

Em tom de despedida, Camilo Santana afirmou que enfrentou muitos desafios nos últimos anos de Governo, como problemas econômicos, crise política, enfrentamento da seca, na área da segurança e pandemia de coronavírus. “Mas sempre conseguimos avançar em todas as áreas. O Ceará é reconhecido por seus investimentos na educação, em saúde e segurança, além da geração de emprego. Estamos construindo o futuro e a gente sempre quer fazer mais. Temos a consciência tranquila de dedicar nossa energia e conhecimento com serenidade e responsabilidade para fazer o Ceará dar certo”.

O chefe do Poder Executivo também destacou a importância da vacinação para evitar que pessoas morram de Covid-19 e lamentou que pessoas tenham negado a imunização, principalmente, por conta do envolvimento do presidente da República, Jair Bolsonaro. “Pessoas que negam a pandemia, principalmente, a maior autoridade do País, que negou (a pandemia), atrapalharam a vacina. Lamento e espero que toda a população tenha consciência de mostrar a importância da vacinação”.

“Essa onda mostrou a importância da vacina. Vacine-se e vacine seus filhos. Essa é a única forma de proteger as pessoas que amamos, e isso está provado no mundo inteiro. Uma minoria me criticava, os negacionistas da ciência. Tudo o que fiz foi baseado na ciência, na orientação de especialistas, pois nosso objetivo é de proteger a vida e salvar vidas” – (Camilo Santana)

Veja o discurso do governador Camilo Santana: