A sessão de abertura dos trabalhos da Câmara Municipal contou com as presenças do prefeito Sarto, secretários e vários vereadores da Capital. Foto: CMFor.

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Antônio Henrique (PDT), apela para que seus pares evitem polêmicas durante pronunciamentos na tribuna do Plenário Fausto Arruda em período eleitoral. De acordo com ele, apesar de alguns vereadores se colocarem como candidatos ao pleito deste ano, os trabalhos na Casa Legislativa não podem ser prejudicados com redução das atividades parlamentares.

“Já estou na Câmara no quarto mandato e passamos por várias eleições. Minha orientação é que  temos que cumprir com o nosso papel de apresentar propostas ao povo até o dia 31 de dezembro de 2024. Não podemos usar nenhum tipo de argumento para diminuir a produtividade, o trabalho deve continuar”, afirmou o chefe do Legislativo da Capital cearense.

Ele ressaltou que continuará orientando os demais vereadores, mesmo os que serão candidatos, a usarem a tribuna para discutir os problemas da cidade “sem usar argumentos que venham trazer problemas eleitorais para a Casa. Queremos trabalhar e respeitar a legislação eleitoral”, disse.

Os apelos de Henrique vem em ano de acirramento político por conta das eleições gerais que acontecerão dia 2 outubro. É comum nos meses que antecedem o pleito que parlamentares utilizem a tribuna para se posicionarem contra adversários políticos ou enaltecerem ações que terão impacto no período eleitoral.

“Que nós possamos respeitar o parlamento, a tribuna e cada espaço desta Casa para que a gente não confunda nosso papel como representante do povo. Que essa tribuna seja utilizada para discutir os problemas da cidade e busque soluções” – (Antônio Henrique)

Durante pronunciamento, o vereador destacou o papel dos parlamentares na proposição de projetos para a Fortaleza, inclusive no recesso. Ele também defendeu diálogo entre o parlamento e o Poder Executivo Municipal. “Durante o recesso o trabalho acaba sendo bem mais intenso, pois temos mais tempo disponível para está nas comunidades e conversar com o povo da cidade”, disse.

Antônio Henrique pontuou ainda o funcionamento da Casa durante o período, que contou com atendimento ao público a partir da Central da Cidadania e a atuação dos gabinetes parlamentares. Ele também destacou o diálogo que foi travado com o Poder Executivo no primeiro ano da atual Legislatura e, segundo disse, deve ser mantido em 2022.

Covid-19

“Nosso projeto sempre foi de diálogo. Em 2021, o prefeito Sarto e sua equipe encaminharam mais de 90 mensagens, que foram discutidas, cumprindo o Regimento Interno da Casa. A Câmara sempre estará à disposição para discutir a mensagem prefeitural, projeto de vereador e demais propostas que vamos seguir dialogando. A Casa sempre estará trabalhando no aspecto da boa harmonia, parceria, principalmente, para as pessoas que mais precisam“, disse.

Veja trecho do discurso do presidente, vereador Antônio Henrique:

A solenidade de abertura dos trabalhos da Casa contou com a presença do prefeito de Fortaleza, Sarto, secretários municipais e alguns vereadores. Danilo Lopes (Pode), Inspetor Alberto (PROS) e Kátia Rodrigues (Cidadania) não comparecerem ao evento, uma vez que testaram positivo para a Covid-19 e estão se recuperando em suas residências.