Wellington Saboia entrega denúncia no Procon Fortaleza. Foto: Divulgação.

O Procon Fortaleza recebeu denúncia, através de ofício, nesta quarta-feira (26), sobre a alta nos valores das máscaras N95/PFF2, equipamento de maior proteção, segundo especialistas da saúde, contra síndromes gripais e Covid-19. O documento foi apresentado pelo vereador Wellington Sabóia (PMB), que é membro da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal.

Sabóia manifestou preocupação com o aumento dos preços e, afirmou que a intervenção do poder público deve ser célere à frente da comercialização abusiva praticada durante terceira onda da Covid-19 e período de viroses que ocasionam problemas respiratórios.

De acordo com nota do Procon, o preço de produtos sem justa causa e valores com vantagem excessiva, segunda consta no art 39, inciso V e inciso X, do Código do Direito do Consumidor, colocam os clientes em extrema vulnerabilidade econômica.

Saboia afirma que as máscaras N95/PFF2 sofreram aumento após decreto do governador Camilo Santana, assinado em 15 de janeiro passado, que exige o uso do equipamento de proteção para funcionários de supermercados, farmácias e escolas.