Ministro Jorge Mussi. Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE.

Começou sábado passado (15/01) a presidência interina do ministro Jorge Mussi no Superior Tribunal de Justiça durante as férias forenses. Até o fim do mês, o presidente da Corte, ministro Humberto Martins, está de férias, e só retorna para a sessão da Corte Especial dia 1º de fevereiro, na abertura do ano judiciário.

Jorge Mussi comandará o STJ analisando os processos com pedido de medidas urgentes, além das matérias de competência da presidência.

Segundo o ministro, a parceria entre ele e o presidente Humberto Martins tem funcionado muito bem. “O jurisdicionado pode ter confiança na mesma prestação rápida e eficiente dos serviços ao longo deste mês de janeiro”.

Durante o período, Jorge Mussi estará presencialmente no tribunal para despachar, contando com o auxílio técnico das demais áreas do STJ.

Carreira do ministro

Natural de Florianópolis, Jorge Mussi se formou em direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou na advocacia e, antes de se tornar magistrado, foi procurador-geral de Florianópolis, consultor jurídico de Santa Catarina, conselheiro e tesoureiro da seccional da OAB naquele estado.

Na magistratura, foi desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, órgão que presidiu de 2004 a 2006, e membro do Tribunal Regional Eleitoral. Durante 11 dias do último ano da gestão no TJSC (de 12 a 23 de janeiro de 2006), foi governador do estado, em substituição temporária ao chefe do Executivo. A nomeação para o STJ ocorreu em dezembro de 2007.

Com informações da Assessoria de Imprensa do STJ.