Eduardo Girão disse que Novak Djokovic praticamente virou um prisioneiro. Foto: Reprodução.

O senador cearense Eduardo Girão (Podemos) fez uma publicação nas suas redes socias defendendo o tenista sérvio Novak Djokovic, não vacinado contra a COVID-19, que foi impedido pelo governo australiano de adentrar no país sem a imunização contra a doença.

O senador considerou a atitude do país como desrespeitosa e autoritária, em um invés de ”birra” política ideológica.

A defesa de Novak alega que, como ele teria sido infeccionado pelo vírus no início de dezembro passado, o esportista teria adquirido imunidade natural contra o vírus e estaria apto para participar da competição na Austrália. Porém, a situação do tenista foi de contra as medidas sanitárias estabelecida pelo governo australiano, que só permite a entrada de estrangeiros que estejam totalmente vacinados. Ele ficou então retido em um hotel em Melbourne.

Eduardo Girão destacou em sua publicação que inclusive no Senado Federal, marcou para ocorrer uma sessão de debates com especialistas sobre a eficácia do passaporte sanitário contra a COVID-19, com a presença de  profissionais contra e a favor.

Confira a publicação feita pelo senador cearense ontem (9):

O MUNDO ANDA TÃO COMPLICADO…

O que a atitude do governo Australiano – que praticamente torna prisioneiro um dos maiores símbolos do esporte internacional- colabora para trazermos novamente a concórdia e tolerância ao planeta?

Desde pequeno sempre fui desportista. Meu sonho, quando criança, era ser jogador de futebol. Mas Deus me reservou a responsabilidade de ter sido dirigente de um dos maiores clubes do Brasil, o Fortaleza Esporte Clube @fortalezaec.

Entretanto, o tênis também faz parte da minha vida, desde a adolescência, como a banda Legião Urbana que me inspirou no título desta postagem. Talvez tenha sido por isso, que um fato triste da última semana, me chamou mais atenção ainda; o caso do desrespeitoso tratamento dispensado pelo Governo da Austrália ao tenista Novak Djokovic que tinha recebido uma isenção médica para competir no Aberto da Austrália haja vista ele tinha se recuperado recentemente da doença.

Os dados estão nos documentos publicados neste sábado (8) pelo programa Federal Circuit da Austrália. O tenista nº 1 do mundo está confinado em um hotel em Melbourne, enquanto contesta a revogação de seu visto antes de torneio. ”O Sr. Djokovic recebeu, em 30 de dezembro de 2021, uma carta do diretor médico da Tennis Australia registrando que ele havia recebido uma ‘isenção médica da vacinação Covid- 19’, alegando que ele havia se recuperado recentemente do Covid-19”, disse o documento judicial publicado ontem pelo programa Federal Circuit da Austrália.PS; Depois de Djokovic, a tenista tcheca Renata Voracova foi detida em Melbourne, disse o Ministério das Relações Exteriores da República Tcheca.

Após a comoção geral que houve em vários países , tenho e Esperança que o bom senso irá vencer amanhã, data marcada para o desfecho desse imbróglio. Que triunfe o Esporte , que promove a saúde, em meio as condições geradas pelo autoritarismo revestido de “birra” política ideológica. A propósito, consegui emplacar uma sessão de debates sobre a eficácia do passaporte sanitário no dia 14/02, no Senado Federal. Ouviremos especialistas contra e a favor!
Paz & Bem e um abençoado domingo a todos”