Renato é o principal nome do PSOL no Ceará e está no segundo mandato de deputado estadual. Foto: Miguel Martins.

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) tem objetivos claros para o pleito de 2022: aumentar o número de representantes na Assembleia Legislativa do Ceará e evitar o crescimento do bolsonarismo no Estado. De acordo com o deputado Renato Roseno, principal representante da sigla no Estado, as intenções da legenda visam atingir a chamada cláusula de desempenho, o que garantirá uma melhor participação do grêmio na distribuição dos recursos dos Fundos Eleitoral e Partidário.

De acordo com ele, o tema vacinação deve continuar norteando as discussões políticas em 2022, assim como o foi em 2021. Para Roseno, o primeiro ponto a ser levantado é a defesa da imunização, contra o Governo Federal, que segundo ele tem perseguido a ciência, como o fez recentemente no episódio envolvendo os técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa.

“A CPI da Covid mostrou como o Governo Federal foi intencionalmente irresponsável, com sólidas denúncias de corrupção no processo de aquisição das vacinas. Também temos um processo de inflação, com alimentos cada vez mais caros. O terceiro ponto é o enfrentamento da violência”, disse o parlamentar.

De acordo com ele, é preciso que os partidos progressistas se unam em favor o movimento “Fora Bolsonaro”, que em sua avaliação, tem se mostrado um Governo contra o povo mais pobre. “Se o presidente Bolsonaro não tivesse abraçado o Centrão, os 140 pedidos de impeachment já teriam saído. O Arthur Lira tem engavetado os pedidos e isso tem custado caro para o povo. Vamos continuar para tirar Bolsonaro do Palácio do Planalto, porque ele fez e faz muito mal para o Brasil”.

O parlamentar demonstrou interesse na figura da Federação Partidária, destacando que o PSOL tem discutido o tema com a Rede Sustentabilidade e PCdoB, que não alcançaram a cláusula de desempenho. No entanto, acredita difícil esse arranjo em nível nacional. “É importante dialogar com os outros partidos que não atingiram a cláusula de barreira. Temos uma situação que nos constrange como partido ideológico, fundamental para a democracia brasileira”, defendeu.

De acordo com ele, o objetivo do PSOL para 2022 é manter o mandato na Assembleia Legislativa “e quem sabe fazer dois nomes para deputado estadual”. Segundo disse, o partido ainda não debateu sobre a disputa à Câmara Federal. Roseno é defensor de candidatura própria do partido para o Governo do Estado.