Após ser exonerado, De Assis Diniz (à direita) ainda participou de ato de convocação de aprovados em concurso da Ematerce. Foto: Reprodução/Instagram.

Cinco secretários do Governo Camilo Santana e um da gestão do prefeito Sarto em Fortaleza foram exonerados recentemente, visto que são pretensos candidatos à disputa eleitoral deste ano. Em suas redes sociais, os eventuais postulantes utilizam ações da pasta como referencial em busca de conquistar eleitores.

Alguns dos ex-secretários do Governo do Ceará estiveram em pastas de importante relevância para o Poder Executivo, que tratam sobre recursos para áreas abrangentes do Estado e atingem diretamente um público amplo. É o caso, por exemplo, da Secretaria das Cidades, até o fim de 2021 comandada pelo deputado estadual Zezinho Albuquerque (PDT), e a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), que foi dirigida pelo ex-presidente do PT, Francisco De Assis Diniz.

Na segunda-feira passada (03), De Assis participou de evento da convocação de aprovados no concurso da Ematerce, a convite do governador Camilo Santana. O petista se posicionou como aquele que atuou para que o certame fosse realizado. “Em 2018, estava assinando ato do concurso e agora dando a convocação e possibilitará grande avanço para o nosso sistema”, disse De Assis na ocasião.

Na manhã desta terça-feira (04), ele esteve em audiência com o secretário de Relações Institucionais, Nelson Martins, e o prefeito de Jucás, Edsonriva.

Zezinho Albuquerque, por sua vez, antes de deixar a Secretaria de Cidades, participou da inaugurarão do Sistema Adutor Taquarão, em Caucaia e destacou o envolvimento na conclusão da obra. O deputado iniciou visitas em busca da sua recondução para a Assembleia Legislativa, e nesta terça-feira (04) se encontrou com representantes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Morada Nova. “Conversamos sobre melhorias para a região do Vale do Jaguaribe”, disse em suas redes sociais.

Lia Gomes, que esteve à frente da Secretaria Executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, também tem aproveitado as realizações na pasta. Ela publicou de uma das ações feitas, como o projeto Esporte e Superação, que foca na socialização e integração por meio do esporte e lazer. “São 80 núcleos e 16 modalidades esportivas e recreativas para mais de 4 mil jovens de Fortaleza e Sobral”.

Mauro Filho e Inácio Arruda, respectivamente, ex-secretários da Seplag e da Ciência e Tecnologia, também devem utilizar as ações feitas durante suas gestões para buscar mais proximidade com o eleitorado. Mauro, por exemplo, destacou em suas redes sociais pontos sobre a reforma salarial dos servidores públicos estaduais.

Recém-exonerado da Secretarial de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Fortaleza, advogado Cláudio Pinho, pré-candidato a deputado estadual, deve focar atuação em São Gonçalo do Amarante, município do qual já foi prefeito. Primeiro ato do pretenso postulante foi visitar um distrito do município para entrega de panetones.