Deputado José Guimarães participou de plenária do PT ao lado de lideranças do partido na noite de quinta-feira (27). Foto: Reprodução/Instagram.

Uma das principais lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT) no Ceará, o deputado federal José Nobre Guimarães afirmou que a legenda tem iniciado debate sobre alianças em torno da candidatura do ex-presidente Lula.

Segundo ele, existe uma frente sendo construída com partidos de centro-esquerda e centro, mas destacou que questões regionais não podem se sobrepor sobre o interesse principal da sigla, o de eleger um nome à presidência da República.

Há duas semanas, durante evento de filiação de prefeitos cearenses ao PT, o parlamentar destacou que a eleição de Lula a presidente é mais importante do que sua própria reeleição a deputado federal. Guimarães faz parte da ala majoritária do partido que defende continuidade da aliança entre petistas e pedetistas durante as eleições deste ano.

Segundo informou, o partido está construindo uma frente com o PSB, PCdoB e PV e outras forças do chamado campo democrático com o objetivo central que seria derrotar o presidente Jair Bolsonaro nas eleições gerais deste ano. “As questões regionais não podem se sobrepor à centralidade nacional do nosso projeto”, disse o petista em suas redes sociais.

“Todos os esforços serão feitos para construirmos uma nova conjuntura congressual capaz de garantir a governabilidade para a reconstrução que o Brasil precisa”, defendeu o deputado federal, que tem destacado a importância de se eleger parlamentares do chamado campo progressista.