Deputada Augusta Brito ao lado de Lula, do governador Camilo Santana e deputados quando da visita que o ex-presidente da República ao Ceará em agosto do ano passado. Foto: Reprodução/Facebook.

Além de ter filiado 12 prefeitos cearenses na última quinta-feira (12), o Partido do Trabalhadores (PT) espera se firmar como uma das principais forças políticas no Legislativo estadual. Para isso, a legenda tem dialogado com deputados com mandato, a fim de que esses também se filiem à sigla.

A deputada Augusta Brito, atualmente no PCdoB, confirmou ao Blog do Edison Silva que deve ingressar nos quadros do partido do governador Camilo Santana.

Atualmente, Augusta é vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa e um dos quadros que mais têm se destacado na Casa. A parlamentar afirmou ao Blog que vai para o Partido dos Trabalhadores e deve tentar reeleição pela legenda petista. O líder da base aliada no Legislativo Estadual, deputado Júlio César Filho (Cidadania) também chegou a ser sondado, mas as negociações ainda não avançaram.

De acordo com o presidente do PT no Ceará, Antônio Filho, o “Conin”, a intenção da sigla é aumentar o número de representantes tanto na Assembleia Legislativa quanto na Câmara Federal. O partido espera manter as três vagas atuais de deputados federais (Luizianne Lins, José Nobre Guimarães e José Airton Cirilo) e conquistar mais uma, esta para a assessora especial do governador Camilo Santana, Janaína Carla Farias, que não deixou o cargo conforme pediu o governador a todos os gestores que queiram disputar mandato neste ano.

No entanto, Conin explica que o PT está discutindo a constituição de uma Federação Partidária com outras legendas, dentre elas o PCdoB e o PSB, o que pode mudar alguns planos da sigla no Ceará. O líder do PT na Assembleia Legislativa, Elmano de Freitas, é o encarregado de dialogar com seus pares em busca de aumentar os quadros de petistas na Casa.

Com o ingresso de Augusta Brito, o partido passará a ter cinco nomes no Legislativo estadual, atingindo a mesma quantidade de membros do Progressistas (PP). No entanto, o PP, segunda maior força na Assembleia Legislativa, também passará por mudanças durante a chamada “janela partidária”, entre março e abril, e poderá ficar maior. Por isso, o motivo do interesse de lideranças petistas de atrair mais quadros para ingresso no PT.

De acordo com informações dos bastidores da política local, deputados Zezinho Albuquerque (PDT), Audic Mota (PSB) e Manoel Duca (PDT) são os nomes que poderão ir para o PP.

“Vamos conversar com os deputados, ver quem vem. Mas se os partidos fecharem uma federação em nível federal, isso tem que ser reproduzido nos Estados. Se o PT fechar com PSB e PCdoB, terá repercussão no Ceará”, explicou Conin sobre os próximos passos da legenda.