Mensagem do prefeito é a primeira protocolada na Assembleia Legislativa do Ceará. Foto: Reprodução/Instagram.

O prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira, encaminhou para a Assembleia Legislativa do Ceará um documento solicitando ao presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), providências para que seja iniciado o processo legislativo visando a prorrogação do Decreto Legislativo que reconhece a ocorrência de calamidade pública no Município. De acordo com o chefe do Poder Executivo municipal, a intenção é que o período seja reconhecido até o dia 31 de dezembro de 2022.

O pedido feito pelo prefeito tem relação com a situação de crescentes casos de pessoas contaminadas e internadas em decorrência da pandemia do novo coronavírus, que viu aumentar o número de pessoas doentes por conta da variante Ômicron. Nos últimos dias, o chefe do Poder Executivo tem realizado uma série de atividades visando a vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade, bem como a importância da imunização completa de adultos com a terceira dose da vacina.

“Neste fim de semana, haverá repescagem para as crianças de 5 a 11 anos que faltaram à data do agendamento da vacina contra a Covid-19. Além da repescagem, o Município atenderá também por agendamento. Para sábado (22/01), temos agendadas 2.863 crianças com comorbidade ou deficiência permanente. Também esperamos atender, neste dia, 3.249 crianças pelo critério de maior faixa etária”, disse ele em suas redes sociais.

Para a 3ª dose, foram agendadas 4.433 pessoas do público geral. “No domingo (23/01), esperamos atender 4.000 crianças para 1ª dose e, para 3ª dose, 6.320 pessoas da população geral. As listas estão disponíveis”, lembrou Sarto em suas redes sociais.

O prefeito já encaminhou à Câmara Municipal de Fortaleza ofício avisando sobre a mensagem que foi encaminhada para a Assembleia Legislativa. Veja:

OFÍCIO Nº / 2022
Fortaleza-CE, 05 de janeiro de 2022

Exmo. Sr. Antônio Henrique da Silva
Vereador Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza

Senhor Presidente, Cumprimentando-o, sirvo-me deste expediente para dar conhecimento a Vossa Excelência e a seus dignos pares, que foi protocolizada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em 04 de janeiro de 2022, a Mensagem nº 0001, de 03 de janeiro de 2022, solicitando ao Presidente daquela Casa Legislativa estadual providências para que seja iniciado o processo legislativo visando a prorrogação do Decreto Legislativo nº 544, de 03 de abril de 2020, o qual reconhece, para fins do disposto no Art. 65, da Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2020, a ocorrência de calamidade pública no Município de Fortaleza, decorrente da crise mundial de saúde provocada pela Covid-19.

Assim, ao tempo em que dou ciência a Vossa Excelência e seus dignos pares acerca da tramitação da Mensagem nº 0001, de 03 de janeiro de 2022, aproveito o ensejo para renovar protestos de estima e consideração.

Atenciosamente,

José Sarto Nogueira Moreira
Prefeito Municipal de Fortaleza