Luizianne e Zé Airton têm defendido tese minoritária dentro do PT de candidatura própria ao governo do Ceará. Foto: Reprodução/Instagram.

As recentes críticas do presidenciável Ciro Gomes (PDT) ao ex-presidente Lula e ao Partido dos Trabalhadores (PT) estremeceram a já abalada relação do pedetista com alguns parlamentares petistas no Ceará.

Após as falas do pretenso candidato ao Palácio do Planalto, os deputados federais Luizianne Lins e José Airton, e o deputado estadual Elmano de Freitas publicaram nota repudiando o tom dos comentários do pedetista.

Na nota assinada pelo trio, é dito que o PDT de Leonel Brizola “não merece representação tão divisionista e descompromissada com a superação de sofrimento de nosso povo”. De acordo com eles, durante o ato de lançamento da pré-candidatura na sexta-feira (21), “Ciro não foi só irresponsável ao criticar o governo Lula, mas atentou contra a verdade, distorceu fatos e espalha fake news contra o maior líder da América Latina e o único presidente que tirou o Brasil do mapa da fome, respeitado em todo o mundo”.

Ainda segundo a nota, Ciro Gomes “ataca a única pessoa que pode fazer frente ao fascismo, ao autoritarismo, ao retrocesso. Ironicamente, o lema da campanha do candidato cita rebeldia e esperança. Pelo que vimos ontem, no entanto, o candidato parece confundir rebeldia com indocilidade e esperança com personalismo e egocentrismo”.

“Lamentamos também profundamente os ataques do candidato à imprensa e a jornalistas sérios e éticos. Nossa solidariedade ao companheiro Luís Costa Pinto, jornalista do canal 247, com quem temos a honra de lutar nas mesmas trincheiras da democracia”, concluem José Airton, Luizianne Lins e Elmano de Freitas.

Depois do ato de lançamento de sua pré-candidatura, em entrevista coletiva, Ciro Gomes se negou a responder a perguntas do repórter do canal 247, veículo que ele chamou de “panfleto” a favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O pedetista também voltou a dizer que Lula teria sido o responsável pela ascensão do presidente Jair Bolsonaro.

Vale salientar que Luizianne Lins e José Airton Cirilo têm defendido candidatura própria do PT no Ceará ao governo do Estado. As declarações de Ciro contra Lula e a legenda petista reacendem o desejo de parte da militância do partido deste propósito. Outras lideranças da sigla não comentaram as falas do pedetista e não se posicionaram sobre a nota de repúdio de seus correligionários.