Conin explicou que PT tem estrutura para discutir espaços na chapa ao Governo do Estado, mas sem imposição. Foto: Divulgação.

O Partido dos Trabalhadores conta, agora, com 29 prefeitos em todo o Estado do Ceará, mas esse número ainda pode crescer. Isso porque outros gestores municipais demonstraram interesse de ingresso na sigla após 12 deles terem se filiado à agremiação na quinta-feira (13) passada.

Com isso, além da vaga ao Senado da República, a sigla se fortalece para a disputa interna dentro bloco governista pela vaga de vice-governador na chapa majoritária.

De acordo com a direção estadual da sigla, os prefeitos querem migrar para o PT devido o fortalecimento da legenda em nível nacional, com o ressurgimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no cenário eleitoral para 2022.

O interesse do governador Camilo Santana (PT) em disputar a vaga de senador da República também é visto como um ponto de atenção dos gestores municipais, que devem fazer parte do grupo de apoio à uma eventual candidatura do chefe do Poder Executivo estadual.

“O PT está se fortalecendo no Brasil todo na perspectiva de governar o País, e o Ceará está dentro desse projeto. A vinda de prefeitos fortalecesse essa estratégia”, afirmou o presidente estadual da sigla, Antônio Filho, o “Conin”. De acordo com ele, em nível local, o governador Camilo Santana deve ser o protagonista da construção de diálogo com os aliados que queiram migrar para o partido.

Questionado sobre o fortalecimento do partido e discussão interna sobre a vaga a vice-governador na chapa governista, Conin afirmou que o PT não vai impor qualquer interesse em cargos, mas buscará diálogo com outras forças políticas da base aliada. “Isso dá uma boa tese, mas não é coisa para sair exigindo. O PT tem quadros, tem tamanho e estrutura partidária para ser representado na chapa. E isso é um argumento”, afirmou.

Segundo ele, é preciso ter consciência do tamanho do Partido dos Trabalhadores na discussão sobre espaços. Porém, afirmou que isso ainda será discutido mais à frente. “Não estamos assediando ninguém, mas quando o prefeito diz que quer ajudar o Lula, o PT, a gente diz que comunique para sair de boa, sem crise. Ainda estamos dialogando com alguns prefeitos, mas não queremos confusão. Nem vamos fechar as portas”, explicou.