Teori foi morto em 2017, vítima de acidente aéreo. Foto: Supremo Tribunal Federal.

O Supremo Tribunal Federal, como forma de homenagear o ex-ministro Teori Zavascki, dedica a ele um volume da coleção “Memória Jurisprudencial”, que busca preservar e honrar a história institucional da Corte e de seus integrantes.

Lançada em 2020, a edição da coletânea de jurisprudência traz informações sobre a vida e a trajetória de Teori na magistratura, além de votos relevantes do ministro nos quatro anos em que integrou o Supremo. A obra, disponível no portal do STF, é de autoria do professor e advogado Daniel Mitidier, que foi aluno do homenageado.

No livro, Mitidier mostra que, entre 2013 e 2016, o ministro julgou, como relator, 2.203 casos. Há ainda o registro de outros 60 casos, de 2017 a 2019, que estavam sob sua relatoria e foram julgados após a sua morte. Assim, como já havia proferido voto nesses processos, seus julgados totalizaram 2.263 casos na Suprema Corte.

Além do livro, o Supremo prestou homenagem a Teori em 2018 ao instituir no edifício-sede da corte, em Brasília, o Espaço de Imprensa Teori Zavascki, em reconhecimento às posições do ministro em defesa do direito à informação e da liberdade de imprensa.

Perfil

Teori Albino Zavascki nasceu em 15 de agosto de 1948 em Faxinal dos Guedes, Santa Catarina. Era viúvo de Maria Helena Zavascki e pai de três filhos: Alexandre, Francisco e Liliana.

Sua posse no Supremo ocorreu em 29 de novembro de 2012, na vaga decorrente da aposentadoria do ministro Cezar Peluso. Antes de chegar à corte, ele integrou por quase uma década o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), com sede no Rio Grande do Sul.

Em 2017, foi vítima de um acidente aéreo em que morreram outras quatro pessoas, em Paraty (RJ).

Com informações da assessoria do STF.