Ao longo de 2022, o Instituto promoverá diversas ações em alusão à data. Arte: Ascom/Inep.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) completou, na última quinta-feira (13), 85 anos de fundação. Ao longo da história, a Autarquia se estabeleceu como referência na produção de conhecimento científico e informações oficiais visando ao aprimoramento das políticas educacionais brasileiras. Ao longo de 2022, o Instituto promoverá diversas ações em alusão à data.

Serão promovidos painéis e palestras com foco na capacidade técnica da instituição, no que diz respeito à produção de estatísticas e outros subsídios para o desenvolvimento da educação no Brasil. Além disso, a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), produzida e publicada pelo Inep, destacará artigos e resenhas elaborados com base em dados do Instituto.

Pesquisadores que analisam cenários da educação, amparados em evidências produzidas pelo Inep, poderão submeter seus trabalhos para publicação no periódico ao longo deste ano. O Inep também lançou um logotipo em alusão à data e prepara um selo comemorativo.

Governança

Liderado pelo presidente Danilo Dupas desde março de 2021, o Instituto tem como prioridade, entre outras missões, potencializar as informações que produz por meio das avaliações e exames, pesquisas estatísticas e estudos educacionais. Como instituição chave para a produção de conhecimento científico e informações oficiais da educação brasileira, o Instituto aponta para o futuro, com foco na renovação, no fortalecimento institucional e na governança.

Um dos pilares desse processo de reestruturação é a Assessoria de Governança e Gestão da Autarquia, que tem como objetivo aprimorar o modelo de gestão estratégica. Com o suporte do novo setor, o Instituto vem reformulando procedimentos, no sentido de dar mais transparência e segurança jurídica às tomadas de decisões.

Uma das iniciativas ligadas à assessoria, instituída em julho de 2021, foi a publicação da portaria que trata da Gratificação por Encargo em Curso ou Concurso (GECC). Outro avanço foi o aperfeiçoamento do processo seletivo de contratação de consultores. O Instituto também implantou o modelo de análise de normativos para identificação de lacunas e está implementando a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Próxima de completar um ano no comando da Autarquia, a atual gestão reúne outros avanços significativos, como a implementação do ponto eletrônico para os servidores, o Programa de Gestão – em sinergia ao planejamento estratégico – e a proposta de revisão estrutural do regimento, com o objetivo de ampliar o suporte técnico às ações do Instituto.

Danilo Dupas destacou a importância do apoio do Ministério da Educação (MEC) para que as iniciativas fossem implementadas.

“Quero registrar meu agradecimento, em especial ao ministro Milton Ribeiro, que é fundamental para os avanços e desafios do Inep e que sempre apoiou as nossas ações. Contamos com o respaldo técnico e político para manter o foco. Para tanto, também é imprescindível contar com o apoio da Secretaria-Executiva da pasta que, liderada pelo secretário Victor Godoy, conduz a interlocução entre os agentes envolvidos”, disse.

Diálogo e evolução

Outra conduta que norteia as ações atualmente diz respeito ao diálogo constante. Entre outros canais de comunicação interna, foi criado o “Fale com o Presidente”. Por meio dessa iniciativa, servidores e colaboradores passaram a ter a possibilidade de enviar sugestões e levar demandas à alta gestão do Inep.

Também foi dado um passo à frente na aproximação com instituições de governo e entidades representativas, em busca do aprimoramento de processos que envolvem o Inep. As conversas também têm como objetivo dar transparência e amparar os projetos em conceitos técnicos e assertivos.

Um dos projetos que contou com a colaboração de diversos atores e demandou ações coordenadas da gestão pública, associações e sociedade civil foi a implementação das avaliações externas virtuais in loco das instituições de educação superior.

O modelo foi instituído em abril de 2021, com o objetivo de transpor as dificuldades impostas pela pandemia de covid-19. No dia 20 de dezembro, o Instituto apresentou o balanço das avaliações in loco (virtuais e presenciais) de 2021. Foram realizadas 3.529 visitas, sendo 2.962 na modalidade on-line e 567 na presencial.

Fonte: Governo Federal.