Conin afirmou ao Blog do Edison Silva que pelo menos dez nomes podem se filiar ao partido. Foto: Divulgação.

O Partido dos Trabalhadores (PT) do Ceará está preparando um evento, para esta quinta-feira (13), às 10 horas, com o objetivo de filiar cerca de 10 prefeitos municipais cearenses à legenda, aproveitando o interesse de políticos locais, em virtude do crescimento do nome do ex-presidente Lula na corrida eleitoral deste ano.

A aprovação da atuação do governador Camilo Santana, principalmente, no que diz respeito ao combate à pandemia do novo coronavírus é vista pela cúpula petista como fator positivo para as novas filiações.

Ao Blog do Edison Silva, o presidente estadual da legenda, Antônio Filho, o “Conin”, afirmou que mais ou menos dez novos gestores podem confirmar ingresso no Partido dos Trabalhadores, o que garantiria a sigla como a segunda maior força nos executivos municipais do Ceará, atrás apenas do PDT, que possui 62 prefeitos filiados.

Ele destacou que essa adesão dos prefeitos se deve em parte ao efeito Lula, mas também ao reconhecimento do trabalho do governador Camilo Santana nos últimos anos. Vale salientar que o chefe do Poder Executivo deve deixar o Governo do Estado até abril próximo para se dedicar à disputa ao Senado da República.

Apesar da quantidade considerável de novas filiações, os prefeitos representam municípios de pequeno ou médio porte. O partido já fechou com os gestores de Ibicuitinga, Jaguaruana e Jardim. Até esta quinta-feira (13) a lista de todos os novos filiados será divulgada pelo PT.

Atualmente são prefeitos do Partido dos Trabalhadores do Ceará: Afonso Tavares (Abaiara), Dariomar (Altaneira), Iris Maria (Apuiarés), Dr. Alexandre Félix (Ararendá), Zé Ailton Brasil (Crato), Amaro Pereira (Ipaporanga), Celso Gomes (Iracema), Felipe Pinheiro (Itapipoca), Isaac Júnior (Mauriti), Herton Alves (Meruoca), Wanderley Nogueira (Morada Nova), Jerônimo Brandão (Morrinhos), Dr. Marcos (Pacoti), Carlos Antônio (Poranga), Adil Júnior (Quixelô), Toinho do Banco (Quixeré) e Branco do Angelim (Uruburetama).

As maiores cidades geridas pelo Partido dos Trabalhadores no Ceará são: Crato, Morada Nova e Itapipoca. Os nomes dos novos filiados serão divulgados durante o ato que acontece nesta quinta-feira (13), às 10h, com transmissão na TVPT Ceará pelo canal do YouTube, Facebook e Twitter do Diretório Estadual.