Senador Girão tem levantado a bandeira em favor da instalação da CPI da Lava Toga. Foto: Reprodução/TV Senado.

O senador Eduardo Girão (Podemos) voltou a defender a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigue casos de irregularidades envolvendo membros do Poder Judiciário, inclusive, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com o parlamentar, a chamada “CPI da Lava Toga” deve servir para que o Senado passe a analisar pedidos de impeachment dos magistrados.

“Investigar o que precisa ser investigado e nunca foi em 132 anos de República. O único Poder ainda blindado é o Judiciário. Esse é o direcionamento que nos leva sempre a destacar a importância da CPI da Lava Toga”, afirmou o senador.

Ele conclamou a população a se aproximar mais do Senado Federal, visto que o momento é de avanço do combate à corrupção.

“Você cidadão brasileiro que quer a verdade, se aproxime mais dessa Casa, goste mais de Política. A CPI da Lava Toga é essencial para que a verdade venha à tona. Presidentes já passaram por processo de impeachment, senadores e deputados cassados, mas o Poder Judiciário ainda não foi investigado. Só o Senado pode fazer isso, só os senadores para usarem de sua competência para investigar o que precisa ser investigado”, defendeu.

Para Eduardo Girão, a despeito da pandemia do coronavírus, a maior crise vivenciada no Brasil atualmente é a crise moral e ética. “Precisamos de você participando, cobrando a CPI da Lava Toga”, defendeu. Já há algum tempo o parlamentar vem defendendo a instauração da CPI e cobrando do Senado a responsabilidade para analisar indícios contra os ministros do Supremo, prerrogativa da Casa.

Na avaliação de Girão, um Poder está protegendo o outro por conta do chamado foro privilegiado. Ele também defende mudança nas regras constitucionais relacionadas ao Supremo, destacando que os ministros do STF devem ter mandatos por tempo determinado, passando por um novo processo de escolha.