Deputado André Fernandes (PL). Foto: ALECE.

O programa Aprender Legal, proposta do deputado estadual André Fernandes (PL), sugere, ao Governo do Ceará, a distribuição de celulares smartphones, apreendidos em presídios, para estudantes de baixa renda de escolas públicas do Estado.

O projeto de Indicação nº 433/2021, em tramitação na Assembleia Legislativa, recomenda que a distribuição dos aparelhos por meio de parceria com universidades públicas e empresas especializadas.

André Fernandes adiantou que o projeto foi inspirado em um programa coordenado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul chamado Alquimia, o que significa, entre outras definições, química utilizada na Idade Média para a cura de todos os males da civilização.

“Não podemos deixar de ressignificar para a atualidade o sentido de uma certa cura para a melhoria do aprendizado dos alunos carentes”, disse.

A distribuição de aparelhos celulares, segundo o deputado, vai contribuir com o aprendizado dos alunos carentes que precisam de conexão a internet para acessar as aulas.

O deputado explicou que no Estado, onde a proposta foi executada o resultado foi positivo. “A formatação do projeto, no Rio Grande do Sul, tem trazido resultados extremamente positivos, com parcerias com universidades públicas e comerciantes do ramo de conserto de smartphones, possibilitando suas reutilizações pelos estudantes”, disse.

O parlamentar argumentou ainda que a proposta de elevado alcance social e com possibilidade real de implementação é motivo de ser replicada e transformando em política pública.

Por se tratar de projeto de indicação e, portanto, sugestão, cabe ao Governo do Estado, se acatar, enviar a proposta em forma de mensagem para a apreciação da Assembleia Legislativa.

Fonte: ALECE.