Prefeito Sarto instalou o grupo com participação de gestores municipais, vereadores e representantes da sociedade civil organizada. Foto: Reprodução/Instagram.

Com três anos de defasagem, as discussões sobre o Plano Diretor Participativo de Fortaleza começam a ser realizadas. O prefeito Sarto empossou, durante reunião virtual, os 30 membros titulares e 30 suplentes que farão parte do núcleo gestor de revisão do documento. Essa composição é formada pela gestão municipal, sociedade civil organizada, inclusive, movimentos sociais.

Conforme o líder do Governo, Gardel Rolim (PDT), havia adiantado ao Blog do Edison Silva, essa seria uma das matérias levadas em consideração pela gestão neste ano, visto que o Plano Diretor em vigência data do ano de 2009. A revisão da matéria deveria ter sido feita em 2019, ou seja, dez anos após a última, mas isso não aconteceu. Com o advento da pandemia do novo coronavírus, o texto ficou outros dois anos sem discussão.

De acordo com Rolim, a Câmara Municipal deve acompanhar as discussões iniciais sobre o Plano Diretor de Fortaleza, e em seguida, quando o documento chegar à Casa Legislativa, outras contribuições devem ser feitas pelos vereadores.

Para o prefeito Sarto, o núcleo gestor precisa ser transparente e participativo, visando reduzir as desigualdades enfrentadas no dia a dia e que foram aprofundadas pela crise sanitária que se instalou em todo o mundo. “Queremos empoderar este grupo para a realização de debates nos territórios sobre a Cidade, para desenvolver oportunidades iguais e ofertas de serviços públicos de qualidade”.

O presidente do colegiado será o secretário de Governo, Renato Lima, que realizou a primeira reunião do grupo, com o intuito de alinhar os próximos passos do projeto a serem implantados e outros aspectos de ordem prática.

Foi detalhado calendário que inclui a eleição do vice presidente do grupo, o lançamento da nova plataforma interativa digital do Plano Diretor para esta quarta-feira (26/01), além de reforçar o prazo das inscrições para a manifestação de interesse para seleção de empresa de consultoria para apoiar a revisão do Plano Diretor, que seguem até 31 de janeiro.

O Núcleo Gestor é composto por titular e suplente da Secretaria Municipal de Governo (Segov), da Coordenadoria Especial de Programas Integrados (Copifor), do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), da Procuradoria-Geral do Município de Fortaleza (PGM), do Gabinete do Prefeito (Gabpref), da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional (Habitafor), da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), da Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), da Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), da Secretaria das Cidades do Estado do Ceará, da Secretaria da Infraestrutura do Estado do Ceará (Seinfra) e da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFOR).