Postagens de Ciro foram feitas após publicação de artigo assinado pelo ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, na Folha de S.Paulo. Foto: Divulgação.

O presidenciável Ciro Gomes (PDT) iniciou o ano novo com críticas ao Partido dos Trabalhadores. Em uma série de publicações feitas em suas redes sociais, na manhã desta quarta-feira (05), o pedetista acusou a legenda petista de esconder a ex-presidente Dilma Rousseff e apontou falhas na política econômica implementada pelos governos do PT.

“A síntese do pensamento econômico do lulismo, pobre e cinicamente produzida por Guido Mantega, hoje na Folha, é uma das peças mais hipócritas e ambíguas já vistas”, disse o líder político cearense. Segundo ele, “é uma mistura de Carta aos Brasileiros envergonhada e nacional desenvolvimentismo de araque”.

De acordo com ele, a depender desses atores políticos e econômicos para o Brasil melhorar sua situação, “vamos afundar de vez”. A questão central, que é a mudança do modelo econômico, segundo ele, virou “uma pergunta minúscula e covarde”.

O posicionamento de Ciro Gomes sobre Lula e a gestão petista, em nível local, dá margem para dissidentes petistas aumentarem o coro por uma candidatura própria ao governo do Ceará, em contraponto a um eventual apoio ao candidato do PDT.

Ainda segundo o pedetista, o PT “esconde vergonhosamente” a ex-presidente Dilma Rosseff, além de manipular números e transferir culpa para “o execrável e igualmente culpado Bolsonaro”. “Ou seja, fugindo de suas culpas que são imensas, o lulismo já reedita o famoso álibi da herança maldita, agora com sinal invertido e duplicado. Quem temia que a proposta econômica do petismo fosse o mais do mesmo, ficou ainda mais frustrado: é o ‘menos do menos”.
Ciro Gomes resolveu se posicionar após ler artigo do ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, publicado no jornal Folha de S.Paulo em que o economista destaca pontos positivos da economia durante as gestões do ex-presidente Lula e ataca a política econômica implantada no Governo do presidente Jair Bolsonaro.