Jair Bolsonaro e Valdemar Costa Neto, presidente do PL. Foto: Divulgação.

Nesta quarta-feira (19), o Programa Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense começou dando destaque a uma matéria do jornal O Globo, mostrando que o presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, já começa a fazer uma “limpa” nas comissões provisórias do partido nos Estados brasileiros motivado pela filiação do presidente Jair Bolsonaro.

Aqui no Ceará, o prefeito do Eusébio, Acilon Gonçalves, é quem preside a agremiação liberal. Com esta mudança, o deputado estadual André Fernandes (ex-Republicanos) é um dos cotados a presidir a sigla no Estado.

O ex-presidente Lula (PT), na manhã desta quarta-feira (19), deu uma entrevista coletiva a sites independentes. O petista fez duras críticas a Jair Bolsonaro (PL) e ao atual Congresso Nacional, qualificando-o esse como “pior” desde quando assumiu a Presidência pela primeira vez em 2003.

Lula deixou claro sua preferência por Geraldo Alckmin (sem partido) como candidato à vice-presidente na sua chapa. Ele também fez elogios a José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil, e à ex-presidente Dilma Rousseff.

Toma corpo o movimento de servidores públicos cobrando reajuste salarial, depois de Bolsonaro conceder correção para a Polícia Rodoviária Federal e outros agentes da segurança pública. Agora é o pessoal do Banco Central do Brasil que pleiteia por melhores salários. O deputado Marcelo Ramos (sem partido/AM) advertiu para esta inquietação de diversos segmentos, ainda na votação do Orçamento de 2022, quando disse que não teriam reajustes neste ano.

O jornal Folha de S.Paulo revela um racha interno na Rede Sustentabilidade. Uma ala defende a participação do partido como aliado de Lula, esta liderada pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede/AP); já uma outra argumenta apoio a Ciro Gomes (PDT), esta encabeçada pela ex-ministra, Marina Silva. O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, mantém conversas com Marina e a vê como um bom nome ao posto de vice-presidente, numa chapa encabeçada por Ciro.

A Assembleia Legislativa do Ceará, após o pleito de 2022, terá uma grande renovação, como alguns palpitam. Algumas siglas, como o PSDB e PCdoB, ficarão sem representatividade na Casa, a partir de abril próximo, devido as saídas dos tucanos Fernanda Pessoa e Nelinho Freitas para o União Brasil, e da comunista Augusta Brito para o PT. O Solidariedade (SD) é outra agremiação com chances de ficar sem nomes na ALECE já que o deputado Heitor Férrer está dialogando com outras agremiações o seu ingresso.

O Programa Blog do Edison Silva é transmitido de 11h45 às 12h15, de segunda a sexta-feira, logo após o “É Tempo de Bola”, na Rádio Assunção Cearense (AM-620).

Assista ao programa desta quarta-feira (19/01):