Cals é o primeiro da esquerda para a direita. Foto: Governo do Estado.

O Programa Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense, desta quinta-feira (06), começou destacando a importância do Partido Progressistas (PP) dentro da aliança governista do Ceará.

Na quarta-feira (05) o governador Camilo Santana nomeou Marcos Cals, presidente do PP em Fortaleza e ex-presidente da Assembleia Legislativa, para comandar a pasta das Cidades, no lugar do deputado José Albuquerque (PDT). O partido é um dos aliados do Executivo estadual na ALECE.

Os Progressistas almejam uma posição de destaque dentro do jogo político no Estado. Concorre com o PSD pela posição de vice-governador, numa chapa encabeçada pelo PDT ao governo cearense. Caso não consiga, caberá ao PP buscar a presidência da ALECE em 2023, quando terá eleições para a Mesa Diretora.

Antes da indicação de Cals, um dos nomes cotados para chefiar a Secretaria das Cidades era do deputado federal Genecias Noronha (Solidariedade), com o objetivo de abrir uma vaga para o vereador de Fortaleza e suplente de deputado federal, Ronaldo Martins (Republicanos).

Algumas especulações dão que o interesse do ex-presidente Lula (PT) em ter Geraldo Alckmin (sem partido) como vice-presidente em sua chapa é uma estratégia do petista, visando a perca de espaço de Alckmin na disputa pelo Governo de São Paulo, onde o ex-governador lidera as pesquisas. O PT quer indicar o nome do ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, para o Palácio dos Bandeirantes.

O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, prestou apoio à ministra Flávia Arruda da Secretaria de Governo do presidente Bolsonaro. Ela está sendo criticada por deputados sobre questões relativas à liberação de emendas parlamentares, e seu cargo pode estar na “berlinda”. Ela ocupa a SEGOV e é filiada ao PL.

Além disto, Costa Neto ainda precisa resolver outro problema quanto à presidência do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), pois sua indicação – José Gomes da Costa – foi sustada, devido a um suposto envolvimento de Gomes da Costa com o senador Jaques Wagner (PT/BA).

O Programa Blog do Edison Silva é transmitido de 11h45 às 12h15, de segunda a sexta-feira, logo após o “É Tempo de Bola”, na Rádio Assunção Cearense (AM-620).

Assista ao programa desta quinta-feira (06/01):