Ciro é um dos maiores críticos do presidente Bolsonaro. Foto: Reprodução/YouTube.

Nesta segunda-feira (10), o Programa Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense começou destacando fala do presidenciável Ciro Gomes (PDT). Em vídeo publicado em suas redes sociais, o pedetista defende “união” dos eleitores brasileiros para derrotar o presidente Jair Bolsonaro (PL) e, assim, mudar o modelo da administração pública nacional.

A respeito de Bolsonaro, ele em entrevista à Rádio Jovem Pan, disse ter em mente os futuros ministros que poderão vir a indicar ao Supremo Tribunal Federal (STF), a partir de 2023, quando haverá abertura de vagas de novos membros da Suprema Corte.

Esta condição só será verdadeira caso o presidente consiga a reeleição no pleito deste ano. No seu mandato, Jair Bolsonaro indicou dois nomes ao STF: Nunes Marques em 2020 e André Mendonça em 2021.

Matéria do Jornal O Globo, desta segunda-feira, trata sobre a divisão dos recursos do Fundo Partidário, a ser liberado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a partir de agosto próximo. Esta é a principal questão das agremiações, especialmente aquelas que terão candidatos à presidência da República. A “briga” mais intensa será por recursos para candidatos à deputado federal e estadual, principalmente nas siglas onde os postulantes ao Planalto, terão menos chances de vitória.

O Governo do Ceará fechou seu balanço financeiro de 2021 empenhando despesas no valor de R$ 31.380.304.236,02. Entretanto, até o dia 31 de dezembro, havia pago pouco mais de R$ 29 bilhões. Na abertura dos trabalhos legislativos de 2022, no primeiro dia útil de fevereiro, o governador Camilo Santana fará a última prestação de contas de seu mandato enquanto chefe do executivo cearense em solenidade na Assembleia Legislativa.

Por fim, o noticiário destacou a carta do presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, reagindo aos ataques feitos por Jair Bolsonaro à Agência, durante a última live semanal feita pelo presidente da República, onde critica a aprovação da vacina contra o novo coronavírus (Covid-19) para crianças.

Barra Torres pediu uma retratação de Bolsonaro. “Agora, se o senhor não possui tais informações ou indícios, exerça a grandeza que o seu cargo demanda e, pelo Deus que o senhor tanto cita, se retrate. Estamos combatendo o mesmo inimigo e ainda há muita guerra pela frente. Rever uma fala ou um ato errado não diminuirá o senhor em nada. Muito pelo contrário“, escreveu.

O Programa Blog do Edison Silva é transmitido de 11h45 às 12h15, de segunda a sexta-feira, logo após o “É Tempo de Bola”, na Rádio Assunção Cearense (AM-620).

Assista ao programa desta segunda-feira (10/01):