Segundo o Ministério da Saúde, as perícias suspensas serão remarcadas para o segundo semestre e o INSS comunicará aos segurados a nova data. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu temporariamente a realização de perícias médicas do Programa de Revisão de Benefícios por Incapacidade. As perícias são necessárias para revisão do benefício por incapacidade temporária, antigo auxílio-doença. A suspensão se deu em virtude do aumento de casos de COVID-19 no país.

A suspensão vale para perícias marcadas desde a última quarta-feira (12/1). A Portaria conjunta do INSS e do Ministério do Trabalho foi publicada na quinta-feira (13) no Diário Oficial da União. Segundo o Ministério, as perícias suspensas serão remarcadas para o segundo semestre, e o INSS comunicará aos segurados a nova data.

Os segurados afetados pela suspensão das perícias continuarão recebendo os benefícios normalmente.

A Portaria manteve o atendimento para os casos de mutirões de realização de perícia médica que já estavam previamente programados e com viagens definidas no âmbito da Subsecretaria da Perícia Médica Federal.

A decisão do Instituto ocorre diante o quadro que o Brasil vem registrando, em uma curva acentuada no aumento dos casos de COVID-19. Dados da última quarta-feira (12) do Ministério da Saúde registraram 87.471 casos de covid-19 em apenas 24 horas.

Dia (05) o número de diagnósticos positivos foi 27.267, três vezes menor do que o registrado na quarta-feira (12). Já o último dia de 2021 registrou 10.282 casos de covid-19 no Brasil em 24 horas.

Fonte: Agência Brasil.