Vereador Gabriel Aguiar disse ter ficado surpreso com a quantidade de desinformações ditas durante o evento. Foto: CMFor.

O vídeo da audiência pública realizada na Câmara Municipal de Fortaleza, na última terça-feira (07), contra a obrigatoriedade do “passaporte de vacinação”, foi retirado do ar pelo YouTube. A informação foi repassada durante sessão ordinária desta quinta-feira (09) pelo vereador Gabrial Aguiar (PSOL).

Segundo o parlamentar, o encontro serviu de palanque para que bolsonaristas do movimento antivacina propagassem informações falsas, o que fez com que a plataforma da Internet banisse a publicação.

Ainda de acordo com ele, o YouTube informou que, caso a Casa Legislativa publicasse o vídeo novamente, o canal do Legislativo da Capital cearense seria excluído de forma definitiva. A informação pegou os vereadores de surpresa, uma vez que esta foi a primeira vez que algo do tipo aconteceu com o perfil da Câmara Municipal nas redes sociais.

A audiência pública, que contou com participação de oito vereadores bolsonaristas, além de médicos e advogados, se transformou em um evento contra a aplicação das vacinas, gerou aglomeração, e de acordo com a vereadora Adriana Nossa Cara (PSOL), causou prejuízos para a saúde dos funcionários da Casa, uma vez que, mesmo vacinados, tiveram contato com pessoas que, durante o encontro, afirmaram que não estavam imunizadas.

Gabriel Aguiar afirmou ter acompanhado o vídeo da audiência na madrugada desta quinta-feira (09) e ficou preocupado com o que foi propagado por algumas pessoas sem qualquer especialidade sobre o assunto Covid-19. Ele reproduziu alguns trechos das falas dos convidados, que chamaram a vacina de “lixo” e afirmaram que ela não diminui as chances de mortes pela doença. Um dos presentes, chegou a dizer que “se não fosse médico ou louco, seria sniper [atirador especial]”, o que foi visto por alguns parlamentares como uma intimidação.

“O mais grave foram as mentiras, as fake news. Essas mentiras fizeram com que o YouTube derrubasse o vídeo. O YouTube advertiu a Câmara que se as mentiras continuassem, o canal da Câmara seria retirado do ar em definitivo. Isso não foi audiência para debater o passaporte, foi um congresso do conhecido movimento antivacina”, apontou Aguiar.

Veja o discurso do vereador Gabriel:

 

Vice-presidente da Casa, Adail Júnior (PDT) demonstrou indignação com as palavras de alguns dos palestrantes. Ele afirmou que não teria diálogo com “negacionistas” e que a Casa aprovaria a obrigatoriedade do uso do passaporte em órgãos públicos da Prefeitura.

Júlio Brizzi (PDT) também se disse supresso com a retirada do vídeo do ar e defendeu que as pessoas se vacinem, visto essa ser a maneira mais eficaz de retorno das atividades sociais e econômicas.

Presente na audiência, Márcio Martins (PROS) afirmou que o erro de um ou outro palestrante não poderia ser colocado como condição para criticar a audiência. Já Priscila Costa (PSC) apontou que Gabriel Aguiar estaria comemorando a censura, quando ele anuncia que o vídeo sobre o evento foi retirado do ar pelo YouTube.