Atualmente, o salário bruto mensal de um vereador de Fortaleza é de R$ 16.392,44. Foto: CMFor.

Os vereadores de Fortaleza aprovaram, em redação final, na manhã desta quinta-feira (16), a majoração dos seus subsídios para o próximo ano. A matéria foi votada em meio a protestos de servidores municipais, que se manifestaram na Casa contra o parcelamento do reajuste do funcionalismo público.

De acordo com a proposta da Mesa Diretora, fica concedida aos servidores e vereadores da Câmara Municipal, revisão geral anual no percentual de 11%. Diferente da proposta dos servidores da Prefeitura, este aumento não deve ser feito de forma escalonada.

A medida é extensiva aos inativos e pensionistas da Câmara Municipal de Fortaleza. As despesas decorrentes da aplicação da Lei aprovada ocorrerão por conta de dotações orçamentárias específicas, suplementadas se necessário.

Em justificativa, os autores da proposta afirmam que o projeto tem o objetivo de conceder a revisão geral anual dos servidores da Câmara para o ano de 2022, “a qual é assegurada pelo Art.37, inciso X, da Constituição Federal. Com o índice de 11%, pretende-se repor as perdas acumuladas com a inflação”.