Adriana Nossa Cara (PSOL) é a autora da iniciativa. Foto: CMFOR.

A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou e mandou para o chefe do Poder Executivo projeto de Indicação nº 1545/21, de autoria da  vereadora Adriana Nossa Cara (PSOL), para construir um galpão de triagem de resíduos sólidos para os profissionais catadores de materiais recicláveis do bairro Bom Jardim.

A proposta estabelece que o galpão deverá ser construído adequando o atual terreno utilizado pela Associação de Catadores de Material Reciclável do Grande Bom Jardim (Ascabonja) localizado na rua Maria de Jesus, 717, no Siqueira.

Na justificativa, Adriana Nossa Cara ressalta que a iniciativa foi resultado de demanda da associação dos catadores. A vereador afirma que os profissionais precisam de melhores condições de trabalho.

”A associação necessita do amparo do Poder Público para que tenham o espaço para o trabalho de catação e triagem de materiais recicláveis sem que comprometam parte da renda proveniente desse trabalho, pois a ASCABONJA ainda está hoje em espaço alugado e isso tem comprometido a própria sobrevivência dos catadores”, disse.

Histórico

A Associação de Catadores de Material Reciclável do Grande Bom Jardim (Ascabonja) foi fundada em 2014 e integra a Rede de Catadores de Material do Estado do Ceará. Possui 31 catadores regularizados e cadastrados no programa auxílio catador e ao todo possui 42 famílias associadas, com potencial de crescimento dado ao trabalho da associação em defesa da categoria.

Com informações da CMFOR.