Orçamento será votado em segunda discussão, com quase 600 emendas parlamentares. Foto: Miguel Martins.

Os vereadores de Fortaleza voltam a se reunir nesta terça-feira (21) para votação, em segundo turno, do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) do prefeito Sarto para 2022. Outras matérias de interesse dos parlamentares estão na pauta. A Casa encerra os trabalhos legislativos deste ano ainda nesta semana.

O Orçamento de 2022, o primeiro elaborado pela equipe do prefeito Sarto, foi aprovado em primeira discussão na semana passada e recebeu quase 600 emendas dos vereadores. Os parlamentares, inclusive, destacaram em suas redes sociais, as instituições e projetos para onde destinaram recursos. A proposta está na pauta do dia para votação em segundo turno.

Outros dois projetos do Poder Executivo ainda não foram votados pela Casa, um deles dispõe sobre os procedimentos para a construção, instalação e licenciamento de postos de abastecimento e comércio varejista de gás liquefeito de petróleo. Até a publicação desta matéria, o projeto ainda se encontrava na Comissão de Constituição e Justiça, aguardando designação de um relator.

No entanto, a proposta mais polêmica da semana diz respeito à revisão geral da remuneração dos servidores públicos de Fortaleza, que, de acordo com o projeto original, deveria ser reajustado em 11% de forma escalonada, iniciando em fevereiro próximo e encerrando em agosto de 2022.

Representantes sindicais, funcionários públicos, dentre eles professores, estão marcando uma paralisação nesta terça-feira (21) e devem repetir manifestação nos arredores da sede do Poder Legislativo Municipal. O ato está marcado para às 9 horas, horário em que a sessão ordinária deve ser realizada. No entanto, é possível que haja demora para início dos trabalhos legislativos no Plenário Fausto Arruda.