O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a embaixadora francesa, Brigitte Collet, e o senador Randolfe Rodrigues. Foto: Embaixada da França.

Com a presença do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) recebeu, na noite de segunda-feira (06), na Embaixada da França, em Brasília, a Legião de Honra — distinção criada por aquele país em 1802.

A condecoração, entregue pela embaixadora francesa no Brasil, Brigitte Collet, reconhece os serviços prestados à França ou às causas que esse país defende.

No caso do senador Randolfe, a honraria se deve ao seu compromisso com a cooperação entre os dois países, particularmente na fronteira localizada entre o município de Oiapoque, no Amapá, e o de Saint-Georges, na Guiana Francesa.

Ele também foi reconhecido pelo seu trabalho no combate à pandemia da COVID-19; por sua atuação em relação à educação; e pela defesa do meio ambiente e do Acordo de Paris — tratado de 2015, firmado entre os países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) para redução de emissões de gases do efeito estufa.

”Dedico esta comenda aos milhares de brasileiros que perderam a vida em decorrência da pandemia, fruto do negacionismo — disse o senador, que também destacou “os povos originários que há 700 anos vivem na fronteira entre o Amapá e a Guiana Francesa, tirando o sustento da floresta sem destruir o patrimônio natural”.

Fonte: Senado Federal.