O 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PL-AM), adiou para a próxima sexta-feira (17) a sessão do Congresso Nacional. Na pauta está a votação do projeto de lei que abre créditos especiais de R$ 300 milhões para o pagamento do programa Auxílio Gás a 5,5 milhões de famílias este ano (PLN 42/2021).

Marcelo Ramos explicou que faltou acordo para análise dos vetos presidenciais que trancam a pauta do Congresso. O governo apelou para o Congresso votar nesta segunda-feira (13) as propostas de crédito especial ao Orçamento deste ano, mas não houve acordo entre os líderes.

“Por conta da relevância social do vale gás, tentamos dialogar com a oposição a votação da matéria. A oposição concordou com a votação específica do PLN do vale gás. Infelizmente, não houve acordo com os partidos da base em relação a esta matéria e aos vetos. Agora só votaremos todos os PLNs se forem votados os vetos”, decidiu Marcelo Ramos.

O deputado Carlos Zarattini (PT-SP) afirmou que é necessário ampliar o alcance do PLN 42/21 para 24,5 milhões de famílias. “A Petrobras aumenta seu lucro em detrimento das famílias mais pobres”, afirmou.

O deputado General Peternelli (PSL-SP) manifestou o apoio ao vale gás e à distribuição gratuita de absorventes. “O governo é favorável ao vale gás, que deveria ser incorporado ao Auxílio Brasil”, sugeriu.

Fonte: Agência Câmara de Notícias.