Manifestantes favoráveis à obrigatoriedade do “passaporte” protestam no pátio da Câmara Municipal. Foto: Miguel Martins.

Manifestantes pró-vacina se dirigiram até a sede da Câmara Municipal de Fortaleza, nesta quarta-feira (15), em defesa do projeto do prefeito Sarto que versa sobre a obrigatoriedade da apresentação do “passaporte de vacinação” para ingresso em órgãos da Prefeitura.

A proposta foi retirada de discussão na Casa na terça-feira (14) a pedido do chefe do Poder Executivo após pressão de vereadores conservadores de oposição.

O vereador Gabriel Aguiar (PSOL), que tem levantado a bandeira em defesa da obrigatoriedade do passaporte, convocou a manifestação em suas redes sociais. O posicionamento do parlamentar contrário aos que se opõem ao documento chegou a gerar um mal-estar no Plenário Fausto Arruda. Isso porque alguns vereadores se sentiram incomodados quando o socialista afirmou, em vídeo, que a Câmara Municipal havia se acovardado diante o tema.

O vereador Bruno Mesquita (PROS) solicitou que Gabriel indicasse os “covardes” e disse que não se sentia incluído entre esses. Outros parlamentares, como Sargento Reginauro (PROS), Kátia Rodrigues (Cidadania), Danilo Lopes (Podemos) e Adail Júnior (PDT) também se sentiram incomodados. Alguns deles, inclusive, defendem a vacina e o passaporte de vacinação.

Gabriel Aguiar explicou que se referia aos vereadores que estão desde o início do debate se colocando contra o passaporte de vacina, dentre os quais, alguns aliados do presidente Jair Bolsonaro.

Os vereadores Carmelo Neto (Republicanos) e Priscila Costa (PSC) afirmaram que o socialista “se acovardou” ao não citar os nomes.

Nas galerias da Casa diversas pessoas protestavam contra a retirada do projeto do prefeito Sarto que obrigava o uso do passaporte sanitário para ingresso em repartições públicas da cidade. Gabriel solicitou que o chefe do Executivo “tenha coragem e paute novamente” o projeto. Júlio Brizzi (PDT) também defendeu o retorno da discussão.

Na reunião com os manifestantes, o vereador Lúcio Bruno (PDT) defendeu que se pressionasse o presidente da Casa, Antônio Henrique (PDT), para colocar a matéria em pauta.

A vereadora Adriana Nossa Cara (PSOL) também se posicionou em defesa do retorno da matéria e disse que o prefeito Sarto tem sinalizado com pautas bolsonaristas na Casa Legislativa. “O prefeito Sarto alimentou a direita bolsonarista nessa cidade. Para a vacina avançar, quero passaporte já. A luta pela vida é a nossa luta”, defendeu.