Sr. Felizado de Pinho, aos 103 anos, ocupou os cargos de prefeito e vereador de Viçosa do Ceará e de deputado estadual. Foto: TRE-CE.

Finalizando as ações realizadas em 2021, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) inicia o Projeto Arquivo Vivo, que consiste no resgate do acervo histórico e na difusão do acervo arquivístico através do valioso material restaurado e de entrevistas com personalidades que se inserem no contexto da Justiça Eleitoral do Ceará como eleitores(as), mesários(as), candidatos(as), servidores(as), magistrados(as) e promotores(as).

A partir de vasto material selecionado pela Seção de Protocolo, Expedição e Arquivo, após a atuação de competentes profissionais da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos – APADA, que realizaram a higienização e restauração de documentos, assegurando sua preservação, surgiu a ideia do primeiro vídeo do projeto, disponível no canal do TRE-CE no YouTube.

Entrevistados e entrevistadas resgatam memórias vividas em conjunto com a Justiça Eleitoral do Estado e fazem um paralelo com a modernidade alcançada nos dias atuais, principalmente no tocante aos documentos envolvidos por ocasião das atividades de alistamento, apuração das eleições e tramitação de processos eleitorais.

Contamos com a participação da Sra. Maria Eliete Maia, servidora aposentada; Sra. Sylvianne Fontenelle, servidora da Justiça do Trabalho da 7ª Região, que atuou como auxiliar de eleição; Sr. Felizardo de Pinho, farmacêutico, que ocupou os cargos de Prefeito e Vereador de Viçosa do Ceará e de deputado estadual; Dr. Magno Gomes de Oliveira e Dra. Maria Tereza Farias, Juízes de Direito do Tribunal de Justiça do Ceará, ambos Juízes Eleitorais.

90 anos da Justiça Eleitoral

Através do projeto, a Gestão Documental se insere nas comemorações dos 90 anos da Justiça Eleitoral, partilhando com a sociedade um pouco de sua história, demonstrando de maneira acessível e leve algumas particularidades do processo eleitoral, alinhando memória e cidadania.

Gestão Documental

O Programa de Gestão Documental da Justiça Eleitoral do Ceará, disposto na Resolução TRE-CE no 807 de 2021, tem entre seus objetivos garantir a preservação e o acesso aos documentos arquivísticos e/ou processos administrativos e judiciais, assegurando a recuperação das informações de forma ágil e eficaz.

Durante o ano de 2021, a Coordenadoria de Apoio Administrativo, unidade encarregada do planejamento e da implantação das ações do Programa, bem como a disseminação das técnicas e da cultura arquivística no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral e dos Cartórios Eleitorais do Ceará, sugeriu treinamentos aos servidores, iniciou a implantação do Sistema Eletrônico de Informações – SEI e do Repositório Digital Confiável – RDC-Arq, abriu procedimento administrativo com vistas à contratação de profissional arquivista, além de atentar para o alinhamento das normas internas às inúmeras alterações advindas dos normativos e manuais editados pelo Conselho Nacional de Justiça e Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Fonte: TRE-CE.