Luiz Fux e André Mendonça em reunião na tarde desta quinta-feira (02/12) no STF. Foto: Rosinei Coutinho/STF.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, recebeu na tarde desta quinta-feira (02/12), às 16h, o futuro colega da Corte, o ex-ministro da Justiça, André Mendonça, aprovado na quarta-feira (01/12) pelo Senado, após indicação do presidente Jair Bolsonaro.

Na reunião, ambos definiram a data da posse — dia 16 de dezembro — e o formato da cerimônia. Ainda não está decidido quantos convidados poderão comparecer ao plenário de maneira física.

Nenhum dos dois deu entrevista ao final do encontro, mas a assessoria do STF informou que a reunião durou cerca de 1 hora e que ficou definida somente a data da posse.

Fux havia publicado uma nota para comemorar a aprovação de Mendonça logo após a decisão do Senado, na noite de quarta-feira.

“Manifesto satisfação ímpar pela aprovação de André Mendonça porque sei dos seus méritos para ocupar uma cadeira no STF. Além disso, em função da atuação na Advocacia-Geral da União, domina os temas e procedimentos da Suprema Corte, que volta a ficar mais forte com sua composição completa.”

O ex-ministro da Justiça e ex-advogado-geral da União é a segunda indicação de Bolsonaro ao STF. Nunes Marques havia ficado com a vaga de Celso de Mello.

Mendonça agora assumirá a cadeira deixada pelo ministro Marco Aurélio, que foi empossado em 1990, e foi aposentado compulsoriamente no dia 12 de julho deste ano ao completar 75 anos.

Edição extra do Diário Oficial da União desta quinta-feira (02/12) traz a nomeação de André Mendonça como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).