Se divertindo em Santa Catarina, Bolsonaro tem sido criticado pela falta de empatia com o sofrimento dos brasileiros. Foto: Reprodução/Twitter.

As férias do presidente Jair Bolsonaro em Santa Catarina, enquanto milhares de baianos sofrem com enchentes, têm gerado diversas críticas de movimentos sociais e políticos nos últimos dias.

Parlamentares cearenses reclamam da falta de empatia do chefe do Poder Executivo Federal. Alguns utilizaram suas redes sociais para atacar o presidente com expressões mais grosseiras.

Na manhã desta terça-feira (28), o presidente estadual do PDT no Ceará, o deputado federal André Figueiredo, lamentou o momento pelo qual o País vive, enquanto Bolsonaro foi visto em um bar de Santa Catarina. “Alguma vez na vida você pensou que teria um presidente tão vagabundo e sem vergonha, a ponto de posar para fotos na frente de um botequim, descalço, em pleno dia de trabalho, enquanto brasileiros sofrem com fome e desemprego?”, questionou o pedetista.

Outros políticos cearenses também se manifestaram não somente pela cena fotografada, mas também pela falta de empatia do presidente para com as milhares de vítimas das enchentes no estado da Bahia, muitas delas estando atualmente desabrigadas.

“Enquanto o povo sofre, Bolsonaro vai tirar férias. Enquanto o povo sofre, Bolsonaro descansa cansado de não fazer nada”, disse o vice-presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), o deputado José Nobre Guimarães. Ele lembrou que a ex-presidente Dilma Rousseff cancelou férias quando algo semelhante aconteceu em Minas Gerais, durante sua gestão.

“Solidariedade ao povo da Bahia atingido por intensas chuvas neste final de ano. São 20 vidas perdidas e mais de 30 mil desabrigados que clamam por socorro. Bolsonaro sequer visitou o estado, ocupado em picuinhas contra a vacinação de crianças e adolescentes”, publicou o deputado federal Leônidas Cristino (PDT).

O socialista Renato Roseno (PSOL) também se posicionou afirmando que Jair Bolsonaro “é um caso único de um presidente da República que não trabalha e ainda tira férias, mesmo em meio a um desastre como o que está afligindo o povo baiano. Fora, Bolsonaro vagabundo”, disse.

“A Bahia sofre e o presidente está de férias. Pensando bem: quando mesmo que ele não estava de férias?”, questionou o vereador de Fortaleza, Guilherme Sampaio (PT).

A petista Larissa Gaspar, vereadora de Fortaleza, lembrou que a Bahia já tem 116 cidades afetadas pelas chuvas. Dessas, 100 já decretaram situação de emergência. “Foram registradas ainda 20 mortes e 358 pessoas feridas. Enquanto isso, Bolsonaro posta foto de férias pescando. Descaso e inoperância do desgoverno”, amentou.

O senador Cid Gomes (PDT) também se manifestou sobre a situação de alguns municípios baianos. No entanto, ele destacou os pontos de arrecadação de alimentos e materiais para ajudar a população do Estado nordestino. “Nossos irmãos baianos estão precisando de ajuda e solidariedade. Há milhares de desabrigados e desalojados. O Governo do Ceará iniciou campanha de arrecadação de alimentos, água, roupas e cobertores, que podem ser entregues na Arena Castelão. Vamos ajudar nessa corrente do bem”.

De férias, presidente Bolsonaro justifica seu comportamento: