Presidente da Assembleia durante pronunciamento de encerramento dos trabalhos da Casa Legislativa. Foto: ALECE.

Em pronunciamento de prestação de contas dos trabalhos de 2021, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado Evandro Leitão (PDT), destacou os feitos da Casa para melhoria da vida da população, com ênfase nas ações de combate à pandemia de coronavírus.

Para o próximo ano, o parlamentar destaca o interesse de levar serviços prestados na sede do Poder Legislativo para 14 macrorregiões do Estado, bem como a realização de atos que venham a tornar o parlamento mais independente.

Uma das primeiras medidas será a implementação da Procuradoria Especial da Mulher, em prédio anexo da Assembleia. De acordo com ele, a previsão é de que a unidade esteja pronta em fevereiro próximo, e terá como parceiros o Ministério Público e Defensoria Pública. “Iremos acolher e recepcionar todas as pautas referentes à mulher. Será um equipamento de referência no Brasil com importância não só para a Assembleia, mas para toda a sociedade cearense”, anunciou.

Buscando maior independência da Casa, Evandro destacou que ainda no primeiro semestre de 2022 pretende constituir um Diário Oficial próprio do Legislativo. Ele lembrou que a Assembleia é o único Poder do Estado que ainda não possui o mecanismo de transparência de suas ações, estando dependente do Executivo. “Queremos entregar já no primeiro semestre, a fim de que nossas publicações tenham maior celeridade e não fiquemos dependentes do Poder Executivo”, disse.

Evandro Leitão destacou alguns feitos de sua gestão como presidente da Mesa Diretora:

Os departamentos de Comunicação e de Tecnologia da Informação, segundo disse, estão modificando o portal da Casa, buscando torná-lo mais moderno e eficiente para acesso da população. Ainda para 2022, Evandro Leitão destacou a necessidade de realizar mais edições do programa Assembleia Itinerante, bem como aproximar cada vez mais o Legislativo com a população através da descentralização dos trabalhos da Casa.

“Temos uma proposta de implantar a Assembleia nas 14 macrorregiões do Ceará, a partir de 2022. Obviamente não teremos condições de implantar fisicamente em todas no próximo ano, mas iniciaremos pelo Cariri, Zona Norte, Inhamuns e iremos seguir”, disse ele. A ideia, segundo informou, é entregar o máximo de atividades do parlamento para a sociedade cearense.

“Dessa forma iremos, efetivamente, descentralizar os serviços da Assembleia Legislativa. Quando implantamos estruturas físicas no Município, além do sentimento de pertencimento, a população estará sentindo o Legislativo mais próximo. Queremos todos os departamentos da Assembleia nesses lugares”, pontuou.

Outras metas anunciadas para 2022:

Durante o pronunciamento de Leitão, alguns parlamentares destacaram o trabalho do presidente da Casa e elogiaram sua postura diante os desafios do ano. Uns afirmaram que isso fez com que ele aparecesse entre os pedetistas cotados para disputar a sucessão do governador Camilo Santana (PT), enquanto outros relataram que apoiam seu nome como o candidato do PDT em 2022 ao Poder Executivo.