Nas últimas semanas, o debate na Casa se limitou a discutir a obrigatoriedade do “passaporte de vacinação“. Foto: Reprodução/Youtube.

Incomodado com os rumos das discussões na Câmara Municipal de Fortaleza nos últimos meses, o vereador Lúcio Bruno (PDT) protestou, durante sessão ordinária, na manhã desta terça-feira (14), contra a “politicagem” de temas importantes para a cidade.

De acordo com o parlamentar, os seus pares passaram mais de duas semanas discutindo a obrigatoriedade ou não do “passaporte de vacinação”, enquanto a área da Saúde estaria sendo sucateada pela falta de recursos federais.

“Há quanto tempo não discutimos o problema das arboviroses? Se uma pessoa não tiver a prevenção de fazer o tratamento adequado, ela vai colocar em risco outras 99 pessoas em uma rua. A gente tem que ter uma discussão séria, profunda sobre a saúde, sobre o financiamento do SUS”, protestou.

De acordo com ele, muito tempo foi gasto discutindo quem é a favor e quem é contra o passaporte de vacinação, enquanto que a população segue necessitando do apoio dos parlamentares na questão da saúde, por exemplo. “O Governo Federal diminuindo o orçamento da Saúde, da atenção primária. E aqui a gente passa duas semanas discutindo o passaporte da vacina. Pelo amor de Deus! O povo precisa que esta Casa, de fato, discuta assuntos sérios”, protestou.

“Que a gente esqueça essa questão de politicagem em alguns assuntos. A gente tem que parar de ficar politizando alguns assuntos nesta Casa. Nós, aqui, formamos opinião e há duas semanas discutindo passaporte da vacina. O maior direito na constituição é o direito à vida. É isso que temos que debater” – (Lúcio Bruno)

Veja trecho do discurso do vereador:

Durante a sessão plenária desta terça-feira (14), o passaporte de vacinação foi o tema principal da sessão. O vereador Ronaldo Martins (Republicanos), por exemplo, iniciou seu pronunciamento demonstrando preocupação com pessoas que tomaram a terceira dose da vacina e podem ser acometidas de algum mal. “Eu sou amigo do Camilo e do Sarto, mas não sei de quem é essa ideia de colocar o passaporte sanitário. A recomendação da OSM é o uso da máscara, álcool em gel e o distanciamento. O povo está ficando com raiva do Governo”, disparou.