A posse do novo gestor do Ministério Público cearense deverá ocorrer na primeira semana de janeiro de 2022.  Foto: Reprodução/ MPCE

Na última sexta-feira (3), após nove horas de votação os membros do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) elegeram a composição da lista tríplice que será submetida ao governador Camilo Santana para a escolha do próximo procurador-geral de Justiça do Ceará – biênio 2022-2023.

O atual procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, conquistou o primeiro lugar na disputa com 283 votos, seguido do promotor de Justiça Diassis Leitão com 177 votos, e da procuradora de Justiça Socorro Brito com 36 votos. O pleito contou com a participação de onze candidatos e reuniu 402 eleitores, entre promotores e procuradores de Justiça ativos do MPCE.

A Comissão Eleitoral divulgou o resultado oficial às 17h05, após a tabulação dos dados do sistema usado para o escrutínio, que este ano foi 100% online.

Caso não haja recurso, o resultado do pleito com os três candidatos mais votados será encaminhado para a apreciação do governador Camilo Santana na próxima semana. Ele terá o prazo legal de 20 dias para se manifestar quanto à escolha daquele que será o PGJ do Ceará pelos próximos dois anos.

A posse do novo gestor do Ministério Público cearense deverá ocorrer na primeira semana de janeiro de 2022.

Eleição para o CSMP

Na oportunidade, também ocorreu a eleição para o Conselho Superior do Ministério Público (CSMP), mandato 2022, e foram eleitos os seguintes membros: Marcos William OliveiraLucídio QueirozVanja Fontenele, Luís Laércio Fernandes, Francisco Xavier Barbosa, Miguel Ângelo Pinheiro e Luzanira Formiga.

Fonte: MPCE