Os deputados Osmar Baquit (PDT), Renato Roseno (Psol), Fernando Santana (PT) e Fábio Galvão (PMN) manifestaram apoio à decisão da Mesa Diretora. Foto: Ascom/ALCE

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão (PDT), anunciou, na abertura da sessão plenária realizada em formato híbrido na manhã desta quinta-feira (02/12), que será exigido, a partir da próxima segunda-feira (06/12), a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19, com duas ou mais doses, a todos que ingressarem na Casa.

Segundo ele, a decisão foi tomada em reunião da Mesa Diretora da última quarta-feira (01/12) e deve se estender a parlamentares, assessores, servidores, imprensa, colaboradores em geral e visitantes.

“Gostaria de pedir a compreensão e colaboração de todos, visto que se trata uma decisão tomada com a finalidade de proteger a todos e, enquanto representantes do povo, devemos dar o bom exemplo e não abrir brecha para a possibilidade de uma terceira onda”, disse Evandro Leitão.

O parlamentar considerou que o surgimento da nova variante do vírus, Ômicron, tem preocupado a comunidade científica internacional e já foi identificada no Brasil. As incertezas sobre os riscos, ainda de acordo com o presidente, exigem cautela e mais controle no trânsito de pessoas na Assembleia Legislativa.

Para não prejudicar parlamentares e colaboradores, Evandro Leitão sugeriu que os eventos da Casa sejam redistribuídos de forma a limitar a quantidade determinada por dia. Em sessões solenes e audiências públicas será necessária a comprovação da vacinação e, em casos específicos e justificados, exigida a realização de testes até 24 horas antes. A vacinação pode ser comprovada com apresentação do próprio cartão de vacinação, ou pelos aplicativos Ceará App, Vacine Já e ConecteSUS.

“Precisamos de responsabilidade em nossa conduta. Já perdemos mais de 600 mil pessoas em todo o Brasil para a Covid-19 e mais de 24 mil só no Ceará. Não podemos retroceder em nossos avanços. Somente a imunização em massa nos ajudará a superar esse momento”, assinalou.

Os deputados Osmar Baquit (PDT), Renato Roseno (Psol), Fernando Santana (PT) e Fábio Galvão (PMN) manifestaram apoio à decisão da Mesa Diretora.

Osmar Baquit reforçou que os parlamentares “devem ser os primeiros a dar o exemplo”. “Essa comprovação deve ser exigida principalmente aos parlamentares, pois senão não teremos autoridade para exigir o mesmo ao cidadão”, disse.

Renato Roseno sugeriu que os deputados, servidores e demais colaboradores que frequentam à AL diariamente já entreguem seus comprovantes aos setores competentes, deixando a verificação diária àqueles que só vêm à Casa pontualmente.

Fernando Santana também afirmou que a exigência da comprovação de vacina é algo “natural a que o brasileiro já está acostumado”. Já Fábio Galvão considerou que muitos estabelecimentos já fazem isso e o Poder Legislativo se engaja no combate à pandemia de Covid-19 ao exigir o mesmo.

Fonte: AL-CE