O anúncio foi feito durante a abertura dos trabalhos da Casa, na manhã desta quinta-feira (02). A medida valerá a partir da próxima segunda (06). Foto: Miguel Martins.

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado Evandro Leitão (PDT), anunciou, durante a abertura dos trabalhos desta quinta-feira (02/12), que a partir da próxima segunda-feira (06), servidores, deputados e visitantes só poderão adentrar nas dependências da sede do Poder Legislativo com comprovação de imunização contra a Covid-19.

Durante pronunciamento, o parlamentar destacou a importância da vacinação para a redução dos casos da doença na Capital cearense e no Interior do Estado.

Por duas vezes, manifestantes contra a obrigatoriedade do “passaporte de vacinação” já estiveram na Casa Legislativa em busca de aprovar audiência pública para discutir o tema. No entanto, a Comissão de Seguridade e Saúde descartou a possibilidade de debate.

Na Câmara Municipal de Fortaleza, por outro lado, o colegiado aprovou requerimento neste sentido, após pressão de manifestantes. De acordo com a presidência do grupo, a aprovação se deu por achar “democrático” a discussão sobre o assunto.

“Gostaria de pedir a colaboração de todos que vêm à Assembleia Legislativa do Ceará. A partir de segunda-feira, passaremos a exigir o comprovante de vacinação, duas ou mais doses. Ou o atestado que justifique a ausência de vacina de todos que ingressarem nas dependências da Assembleia, parlamentares, servidores, colaborares e publico em geral”, afirmou Evandro Leitão na abertura dos trabalhos.

Segundo ele, a decisão de Mesa Diretora tem objetivo de proteger todos que se dirijam até a Casa. “Não podemos abrir brecha para a possibilidade de uma terceira onda dessa terrível doença que já levou a morte de mais de 615 mil pessoas no Brasil. No Ceará, mais de 24 mil famílias perderam seus entes queridos. A última variante, detectada na África do Sul, preocupa a comunidade científica internacional e já foi apresentada no Brasil”, afirmou.

Leitão afirmou ainda que os eventos na Casa devem ser limitados, assim como atos da Mesa e participação em audiências públicas. A permanência de pessoas nas dependências do Legislativo Estadual também deve ser revista nas próximas semanas. Ele avisou, porém, que na próxima semana, o município de Novo Oriente será escolhido para a última semana da chamada “Assembleia Itinerante”, onde parlamentares e servidores devem comparecer ao local com serviços e a plenária deliberativa.

Veja trecho do anúncio do presidente Evandro Leitão:

Outros deputados reagiram de forma positiva ao anúncio feito da exigência do passaporte sanitário. Renato Roseno (PSOL) destacou a importância da medida e sugeriu que os parlamentares e aqueles que estejam na Casa todos os dias já tenham registrados em um cadastro seus comprovantes. Fernando Santana (PT) afirmou que a decisão tem como objetivo resguardar a vida da coletividade e corroborou com a ação. Fábio Galvão (PMN) ressaltou que a Assembleia dá o exemplo, o que deve ser reverberado entre a população.